Um guia completo para criar um apartamento minimalista

A criação de um apartamento simples e minimalista foi concebida para produzir um estilo de vida com menos desordem e mais espaço.

Uma casa com menos coisas equivale a menos limpeza, menos organização e menos stress. Pode ter mais liberdade para simplesmente se deliciar com o que o rodeia e tirar algum tempo para relaxar. A sua casa deve ser o seu porto seguro, um lugar para onde pode ir quando quiser fugir deste mundo barulhento.

Se está a pensar como pode tornar o seu apartamento mais minimalista, continue a ler para saber como começar.

O que é um apartamento minimalista

A chave para um apartamento minimalista é remover todas as "coisas" desnecessárias e manter o essencial.

Um apartamento minimalista é completamente livre de desordem. Tem apenas as peças de mobiliário essenciais. As superfícies estão livres de ornamentos ou bugigangas.

De um modo geral, o conceito de qualidade em vez de quantidade deve estar na vanguarda da sua mente quando planear o seu apartamento minimalista.

Mas o que há de tão bom em manter uma casa minimalista?

Bem, em primeiro lugar, é muito mais fácil de manter limpo. Ter menos desordem no chão e nas superfícies faz com que varrer o chão e limpar o pó dos móveis seja uma brisa total.

Em segundo lugar, ter demasiada desarrumação pode ser uma distração incrível, dificultando o relaxamento em casa.

Em suma, uma remodelação minimalista do seu apartamento tornará a sua casa muito mais apelativa.

Como posso criar um apartamento minimalista?

Dê uma boa vista de olhos à sua casa - quais dos objectos que tem no seu espaço habitacional de facto servem um objetivo? Todos? Alguns? Nenhum?

Se quiser fazer alterações no seu apartamento e tornar o seu espaço de vida mais minimalista, aconselhamos que se dedique apenas a uma divisão de cada vez.

É certo que pode parecer que está a demorar uma eternidade, mas, na maioria dos casos, tentar renovar mais do que uma divisão de cada vez será uma tarefa árdua, o que o poderá levar a perder a motivação.

A melhor coisa a fazer é começar por trabalhar no espaço mais utilizado da sua casa, de forma a ter uma lembrança constante de como a vida minimalista pode ser fantástica - o que o deve estimular a começar a trabalhar nas outras divisões imediatamente.

Sente-se sobrecarregado? Não sabe por onde começar?

Comece pelos objectos maiores primeiro. Digamos que está na sala de estar....

Olhe para o seu mobiliário - sejam sofás, mesas de café, poltronas ou estantes. Quais destes artigos são essenciais para a sua vida quotidiana?

Em quais dos sofás ou cadeiras se senta regularmente, a si ou às suas visitas? Com que frequência lê os livros que estão na estante? Se vive sozinho, precisa mesmo de tantos móveis?

É aqui que precisa de ser totalmente implacável. Divida tudo o que está na sala em categorias - "manter", "vender" e "doar para caridade".

Depois, olhe com atenção para a sua pilha de "guardar". Com que frequência a utiliza? Se não for todos os dias, onde poderia guardá-la para a manter fora de vista?

Depois de ter decidido o que perder e o que manter, opte por um pequeno número de peças de mobiliário simples, todas em cores neutras.

Adoro esta cómoda para arrumação, que pode ser colocada em praticamente qualquer divisão do seu apartamento.

Certifique-se de que não há nada guardado ou empilhado no chão. Se ainda precisar de guardar alguma coisa numa determinada divisão, experimente ideias de arrumação inteligentes para a manter fora da vista. (Encontrará mais sobre isto abaixo, em Mobiliário de apartamento minimalista).

O mesmo se aplica às superfícies. Se tiver uma coleção de ornamentos nas estantes ou uma pilha de revistas na mesa de café, considere escolher apenas um ou dois favoritos se não quiser remover todos.

Opte por manter os artigos numa cor que complemente os tons neutros das paredes e do mobiliário, para dar ao seu quarto um pouco de cor.

Escolha apenas uma ou duas peças de arte ou fotografias para as paredes. Se pretende uma casa minimalista, não encha as paredes com centenas de pequenas fotografias ou pinturas aleatórias.

Encontre um lugar para tudo - mantenha as coisas fora de vista, mas não se esqueça de onde as colocou...

Considere a disposição da divisão. Qual é a melhor disposição para os objectos que decidiu manter? Mude as coisas de lugar até ficar satisfeito. Experimente algumas opções diferentes, nunca se sabe o que vai resultar se não tentar.

Depois de ter feito tudo isto, é altura de passar à sala seguinte.

É uma boa ideia voltar à primeira divisão alguns dias depois, para a ver com outros olhos e certificar-se de que não há mais nada que queira alterar.

Repita até ter passado por todas as divisões do apartamento. E depois? É altura de se recompensar. Sente-se, descontraia e desfrute do seu espaço calmo e tranquilo.

Criar um apartamento minimalista com um orçamento limitado

Se tem pouco dinheiro, mas quer ter uma casa minimalista, então é perfeitamente possível!

Em primeiro lugar, passe um pente fino na sua casa e decida quais os artigos de que já não precisa. Depois, coloque-os num site de leilões ou nos classificados locais para ganhar algum dinheiro fácil.

Os seus lucros podem ser investidos em novas peças que irão complementar melhor a sua nova casa. Considere fazer compras em lojas de baixo custo ou em lojas de segunda mão para aproveitar ao máximo o seu dinheiro.

Quando se trata de decoração, porque não pedir alguns favores aos amigos?

Vai divertir-se imenso a pintar e a decorar o local, além de poder fazer uma festa de piza barata e alegre no final, para celebrar todo o seu trabalho árduo. Todos ficam a ganhar!

Mobiliário de apartamento minimalista

Os princípios fundamentais do mobiliário minimalista para apartamentos são as linhas nítidas e a assimetria. Procure peças simples em cores neutras, combinadas com superfícies de alto brilho e acessórios cromados.

Quando comprar mobiliário novo, escolha artigos polivalentes com funcionalidades de arrumação ocultas e práticas - estes são um ótimo local para guardar as coisas de que não precisa todos os dias, fora da vista.

Por exemplo, pode considerar um sofá polivalente que se transforme numa cama - o local perfeito para os amigos ou familiares dormirem quando passam cá em casa.

Se tiver filhos, que tal um sofá ou banco otomano - ideal para esconder brinquedos, livros e jogos.

Também pode encontrar mesas de centro polivalentes com uma mesa elevatória - estas permitem-lhe guardar revistas, consolas de jogos ou jogos de tabuleiro fora da vista. Ou, se passar algum tempo a trabalhar com um computador portátil, pode até utilizá-la como suporte para computador.

Ideias para um apartamento minimalista

Depois de se concentrar nos aspectos mais importantes, como a decoração e a mobília, deve começar a pensar nos objectos mais pequenos que podem dar carácter ao novo estilo minimalista da sua casa. Há imensas ideias para apartamentos minimalistas, por isso aqui estão algumas para começar.

  • Fazer uma pequena alteração nas torneiras é uma forma simples e relativamente económica de dar um novo aspeto ao seu lava-loiça. Procure um design moderno e arrojado para acrescentar um pouco de interesse à sua cozinha ou casa de banho.

  • Considere esconder os electrodomésticos nos armários, em vez de os deixar ocupar as suas superfícies de trabalho. Coisas como torradeiras e máquinas de café podem ser facilmente guardadas num local acessível, especialmente se forem coisas que não utiliza todos os dias

  • Sabia que ter um quarto que o faz sentir feliz e relaxado está associado a um sono melhor? Sim, é verdade.

    Não se esqueça de passar muito tempo a pensar nesta divisão e de a tornar o mais simples possível para criar o ambiente tranquilo de que necessita para descansar.

  • As camas são outra excelente forma de maximizar o espaço de arrumação - escolha uma opção com gavetas para arrumação por baixo ou até uma cama otomana.

Lista de controlo para um apartamento minimalista

  • Escolha a sua paleta de cores - cores neutras, incluindo brancos, cremes e cinzentos, são boas opções para complementar o seu apartamento minimalista.

  • Considere o tamanho da sua casa antes de efetuar quaisquer alterações e certifique-se de que mede, mede e volta a medir antes de encomendar móveis de grandes dimensões.

    Confie em nós, a última coisa que quer é que o seu novo sofá não caiba na sua casa.

  • Por exemplo, a sua sala de estar deve ser confortável, aconchegante e acolhedora - afinal de contas, é um local onde vai passar muito do seu tempo livre.

    O mesmo se aplica ao seu quarto. As divisões como a cozinha e a casa de banho tendem a ser mais práticas, pelo que deve pensar em ideias de arrumação inteligentes e em locais para esconder todos os bens essenciais.

  • Invista em móveis polivalentes para maximizar o espaço de arrumação disponível em sua casa. Estes dar-lhe-ão um ótimo lugar para esconder coisas de que precisa mas que não quer ter à vista.

  • Escolha peças marcantes para acrescentar interesse a cada divisão - porque não optar por um grande quadro ou revestimento de parede em vez de várias fotografias ou quadros. Melhor ainda, pode considerar mandar fazer uma tela a partir de uma fotografia tirada por si - talvez uma fotografia de família ou uma paisagem de umas férias recentes.

    Desta forma, garante-se que existe um pequeno significado pessoal por detrás das obras de arte em sua casa.

  • Não se esqueça de pensar cuidadosamente na iluminação. Os candeeiros e os pendentes são uma óptima forma de acrescentar estilo e interesse ao seu espaço, mas certifique-se de que não são demasiado grandes para a divisão.

Está pronto para começar a planear o seu apartamento minimalista?

Já viu algum objeto ou mobiliário que seria ideal para uma vida minimalista? Gostaríamos muito de o conhecer! Partilhe os detalhes nos comentários.

Que dicas daria a outras pessoas que estão a fazer o mesmo? Diga-nos!

Rolar para o topo