A tua fé é um aspeto importante de quem és e, sem fé, terás mais dificuldade em ultrapassar tudo.
Quando se dá um salto de fé, não se trata apenas de otimismo cego, mas de escolher confiar que se está a ir na direção certa e que se chegará onde se quer chegar.
Ficará surpreendido ao perceber que a maioria das coisas na vida gira em torno da fé e do amor, uma vez que estes dois aspectos estão interligados. Neste artigo, vamos falar sobre 7 benefícios de dar um salto de fé.
O que significa dar um salto de fé
Quando dizemos que tencionamos dar um salto de fé, temos a esperança de que as coisas vão correr na direção certa.
Dar um salto de fé não é imprudente, mas é o que o seu instinto lhe diz para fazer. É a crença de que há coisas maiores no desconhecido em vez de ficar onde está atualmente.
Esta frase é frequentemente utilizada quando se está a mudar algo significativo na vida, por exemplo, dar um salto de fé para encontrar o amor ou mudar de carreira para a área que se deseja.
Fazer isto não é apenas uma decisão impulsiva e irracional, mas é a convicção de que, independentemente do sítio onde acabarmos, estaremos mais perto do sítio onde queremos chegar.
Como dar um salto de fé
Uma das principais formas de dar um salto de fé é renunciar à sua necessidade de controlo.
A fé consiste em acreditar que tudo vai correr bem, mesmo quando as coisas são incertas e não se pode prever o que o futuro nos reserva.
Dar um salto de fé significa deixar de lado a necessidade de controlar todos os aspectos da sua vida e ter fé que tudo vai correr bem. Caso contrário, o próprio objetivo da fé é inútil se continuar a precisar de estar sempre no controlo.
É preciso render-se ao facto de que nem tudo está sob o seu controlo - e não faz mal. Confie o suficiente no processo para que acabe por chegar onde deve estar.
7 benefícios de dar um salto de fé
1) Descobre-se quem se é
Mesmo quando as coisas são incertas e pouco claras, uma das melhores partes de dar um salto de fé é a viagem de descoberta de quem somos.
Nunca o conseguiremos fazer se estivermos sempre presos a velhos padrões, com medo de sair da nossa zona de conforto. Ficaríamos surpreendidos e espantados com o que descobrimos sobre a nossa verdadeira natureza quando damos um salto de fé para algo que normalmente não faríamos.
É assustador, mas acabará por agradecer a si próprio mais tarde.
2. fica-se menos ansioso
Ter medo de dar esse salto de fé significa que se está confortável onde se está ao ponto de não conseguir lidar com a mudança.
Gosta de ter o controlo de tudo na sua vida, mas isso provoca-lhe mais ansiedade e pressão para fazer as coisas bem.
Quando damos um salto de fé, não é que não estejamos a executar uma ação, mas estamos a aprender a confiar no processo de que acabaremos por chegar lá. Quando nos pressionamos para chegar onde queremos, isso não vai fazer nada, mas vai fazer mais mal do que bem.
A pressão faz bem a uma pessoa, mas só até um certo ponto. É preciso deixar-se ir e confiar que as coisas vão correr bem.
3. sente-se novamente entusiasmado
Um dos resultados de estarmos demasiado familiarizados com a nossa própria vida é que nunca corremos riscos e que há uma falta de entusiasmo e de alegria, uma vez que já quase não fazemos nada de novo.
Quando der o salto de fé de que precisa, começará a sentir todas essas emoções novamente, como alegria, excitação e felicidade. Este é um dos muitos benefícios que dar um salto de fé lhe trará, pois poderá explorar coisas novas que nunca imaginou serem possíveis.
É refrescante sair da nossa zona de conforto de vez em quando.
4. sente-se valente e corajoso
Por muito romantizado que seja dar um salto de fé, nem sempre é a coisa mais fácil de fazer.
De facto, é uma das coisas mais assustadoras que se pode fazer porque, como humanos, gostamos de saber as respostas para tudo, incluindo o que está do outro lado do nosso medo.
No entanto, há algo a dizer sobre a nossa coragem quando corremos esse risco, porque apesar de termos medo, fizemo-lo na mesma.
5. sente-se aberto à mudança
À medida que progride na vida, aprende que, mesmo quando tenta impedi-la, não consegue resistir à mudança.
Ao dar esse salto de fé, estará mais aberto à mudança e vê-la-á como uma oportunidade de crescimento e de viver verdadeiramente a sua vida.
Dizem que a vida está do outro lado da nossa zona de conforto e isso é correto.
6) Tornar-se-á melhor
Ter fé faz de nós uma pessoa muito melhor, em geral. Confiamos mais no mundo e nos outros e abrimo-nos a um mundo cheio de possibilidades infinitas à nossa disposição.
Esta perspetiva transforma-o numa pessoa melhor do que aquela que era inicialmente.
7. recupera o seu sentido de missão
Perder a paixão pode acontecer quando se vive a vida com demasiada complacência, pensando que se sabe tudo o que há para saber.
Quando se aprende a correr riscos, reencontra-se a si próprio e recupera o sentido do seu objetivo, seja ele qual for.
Considerações finais
Espero que este artigo o tenha ajudado a perceber tudo o que precisava de saber sobre como dar um salto de fé.
Ficar na sua zona de conforto não o levará a lado nenhum na vida, mas aprender a correr riscos mostrar-lhe-á o verdadeiro significado do que é viver.
Saberá melhor quem é, incluindo as suas melhores e piores facetas, e isso é perfeitamente normal.