- 1) Fazem-no feliz
- 2) São sociais
- 3) Ajudam-no a aprender e a crescer
- 4) Ensinam-lhe novas competências
- 5) Há uma história por detrás deles
- 6) As experiências podem ser partilhadas com outros
- 7) Há oportunidades para conhecer novas pessoas
- 8) As recordações são melhores do que as coisas
- 9) As coisas podem ser substituídas, mas as experiências não
- 10) As pessoas são mais importantes do que as coisas
- Considerações finais
Não é segredo que as experiências são muitas vezes mais memoráveis do que as coisas, mas quando se trata de criar uma vida plena e fortalecer relacionamentos, pode descobrir que as experiências também são muito mais valiosas do que as coisas.
1) Fazem-no feliz
As pessoas que esbanjam em experiências - quer seja um dia num spa ou bilhetes para um espetáculo - tendem a ser mais felizes do que aquelas que apenas compram bens materiais.
Porquê? Porque comprar coisas geralmente não nos faz sentir tão bem como comprar experiências.
Gostamos de coisas que nos servem, como televisões, telefones e carros, mas gostamos mais de experiências quando ajudam outras pessoas, como oferecer bilhetes para concertos aos nossos amigos ou surpreender o nosso parceiro com uma escapadela de fim de semana.
2) São sociais
Ao contrário das coisas, as experiências podem ser partilhadas com os outros e aproximar as pessoas. As experiências também podem criar memórias para toda a vida, o que enriquecerá as suas relações.
Na maioria das vezes, as pessoas compram presentes para ocasiões especiais, como aniversários ou datas comemorativas, e dedicam muito tempo a encontrar o presente perfeito.
No entanto, se gostar verdadeiramente de alguém e tiver boas capacidades de comunicação, pode mostrar-lhe o quanto ela significa para si, planeando uma viagem especial em conjunto.
3) Ajudam-no a aprender e a crescer
Um ano de experiência vale muito mais do que uma vida inteira (ou mesmo várias vidas) com coisas.
As pessoas que investem em experiências não só são capazes de adquirir uma compreensão mais completa e rica de si próprias, como também ficam mais bem equipadas para lidar com quaisquer desafios que a vida lhes possa colocar no futuro.
Quanto mais cedo aprendermos a adaptar-nos, a comunicar eficazmente e a pensar de forma crítica sobre o que nos rodeia, mais bem preparados estaremos para tudo o que nos aparecer pela frente.
E desde que mantenha os olhos e a mente bem abertos, nunca se sabe onde a sua próxima grande aventura o poderá levar.
4) Ensinam-lhe novas competências
Uma das coisas que mais gosto nas férias é o facto de, muitas vezes, me exporem a novas actividades. Não gosto de esquiar, mas quando viajo para o Colorado, é difícil não experimentar pelo menos um dia.
Quando escolhe experiências em vez de coisas, o seu cérebro funciona de forma diferente do que quando compra alguma coisa. Em vez de usar o seu dinheiro como uma forma de provar o seu valor ou ganhar posição social, usa as experiências como oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
5) Há uma história por detrás deles
Há sempre uma história por detrás das experiências e reviver esses momentos dá-nos a oportunidade de refletir e apreciar essa época das nossas vidas.
Isso é algo que as coisas materiais simplesmente não podem proporcionar.
6) As experiências podem ser partilhadas com outros
Tal como as relações, as actividades e as experiências podem ser partilhadas. Sair e experimentar coisas novas com a família ou os amigos é uma excelente forma de se divertirem juntos. Além disso, será muito mais fácil relacionar-se com as pessoas sobre experiências partilhadas.
O mesmo princípio se aplica às férias; é muito mais provável que criem memórias duradouras do que qualquer outro tipo de compra.
7) Há oportunidades para conhecer novas pessoas
As pessoas vivem a vida de forma diferente e têm valores e motivações diferentes. Quando nos rodeamos de pessoas que são apaixonadas por algo, é natural que também desenvolvamos um interesse por essas coisas.
De facto, um estudo descobriu que o simples facto de falar com alguém que está entusiasmado com um tópico aumenta o seu próprio entusiasmo por esse tópico numa média de 50 por cento!
Outro estudo concluiu que ouvir alguém falar sobre o seu livro favorito aumenta a probabilidade de lermos esse mesmo livro ou outros livros do seu autor.
8) As recordações são melhores do que as coisas
As experiências fazem-nos mais felizes do que os bens materiais. Ter aquele portátil novo não lhe dará tanto prazer como comer no seu restaurante preferido ou tirar aquelas férias tão necessárias com os amigos.
As experiências criam memórias e oportunidades para interagir com pessoas importantes para si.
Além disso, têm um efeito mais duradouro no nosso bem-estar do que as coisas materiais.
Pense nisto: prefere recordar com carinho uma viagem a Paris ou uma carteira nova?
9) As coisas podem ser substituídas, mas as experiências não
Quando compramos coisas, corremos sempre o risco de elas serem roubadas, danificadas ou perdidas. E mesmo que não tenham nenhum desses destinos, acabam por sair de moda e precisam de ser substituídas.
Mas as experiências nunca nos podem ser tiradas, ninguém nos pode roubar as memórias e elas nunca passarão de moda.
De facto, a única forma de as experiências nos serem retiradas é se não tivermos tempo para as ter!
10) As pessoas são mais importantes do que as coisas
Viver num mundo orientado para a experiência, em vez de um mundo materialista, tem menos a ver com o que se tem e mais com as pessoas com quem se passa o tempo.
Um dos grandes paradoxos da vida é que, por vezes, o investimento em coisas conduz a experiências, enquanto outras vezes o abandono de coisas abre espaço para que novas experiências entrem na sua vida.
Seja o que for que faça, certifique-se de que coloca as pessoas em primeiro lugar - a família, os amigos, os colegas, etc. - e menos ênfase nas coisas. Valerá a pena.
Considerações finais
Se está à procura de uma forma infalível de aumentar a sua felicidade, reserve dinheiro para experiências de vida e coloque as experiências à frente dos bens materiais.
Quer esteja a poupar para as próximas férias ou a planear o seu casamento de sonho, investir nestes momentos terá um impacto duradouro na sua felicidade.
E quando se trata de investir em si próprio e no seu futuro, as experiências são sempre melhores do que as coisas.