- Como posso adotar o minimalismo como estilo de vida?
- Viver uma vida minimalista
- Dicas para um estilo de vida minimalista
Com tanto ruído e distração no mundo de hoje, adotar o minimalismo como estilo de vida é uma necessidade extrema para uma mente tranquila.
O minimalismo ajuda a eliminar tudo o que não é necessário na sua vida, quer física quer mentalmente, para que se possa concentrar no que é realmente importante para si.
Como posso adotar o minimalismo como estilo de vida?
Para se tornar um minimalista, terá de fazer algumas mudanças simples. Pode pensar em mudar o que compra, o que pensa e o que faz.
Desordem física
Provavelmente, é mais fácil livrar-se da desarrumação física na sua vida. Recomendo que vá divisão a divisão para que as coisas não sejam tão complicadas para si.
Quando estiver a analisar as suas coisas, quer se trate de vestuário ou de utensílios de cozinha, se não for uma necessidade absoluta ou se não tiver valor para si, não precisa delas.
Gaste um pouco mais de dinheiro num artigo de qualidade que vai adorar e que vai querer utilizar durante muito tempo.
Mentalidade
Em seguida, é necessário desenvolver uma mentalidade minimalista: tudo o que faz deve ter importância e aproximá-lo dos seus objectivos.
Um bom hábito para começar a adotar esta mentalidade é definir e rever os seus objectivos regularmente, bem como planear os seus dias.
Quer prefira uma agenda de papel e caneta ou um calendário eletrónico, a decisão é sua.
Rotina
A última coisa a considerar é a sua rotina diária, que se resume aos seus hábitos.
Pode tentar reduzir as suas redes sociais.
Pense na necessidade dos artigos antes de os comprar. Não compre simplesmente por impulso.
Pode até simplificar a forma como come! Opte por obter ingredientes básicos e fazer refeições básicas e saudáveis.
É uma vitória para a sua carteira e para a sua saúde, pois elimina o stress das compras e o stress de cozinhar refeições complexas e sofisticadas.
A mentalidade de um minimalista é que não precisa de ter o seu espaço cheio de coisas, apenas precisa do suficiente para viver confortavelmente.
Tudo tem um objetivo e é funcional.
Isto pode parecer um pouco extremo à primeira vista, mas não tem de se tornar um minimalista extremo. Pode escolher com que grau quer viver.
Penso que é uma boa ideia que toda a gente experimente algum grau de minimalismo para ajudar a simplificar a sua vida.
Viver uma vida minimalista
Quando juntar tudo o que foi explicado acima, estará no bom caminho para viver um estilo de vida minimalista! Como é que isso é exatamente? Vejamos um dia típico de alguém que vive de forma minimalista:
Bom dia:
Todos os dias acorda à mesma hora, faz café e papas de aveia com frutos silvestres para o pequeno-almoço - o habitual. A loiça é leve porque só tem a loiça suficiente para passar o dia.
Vai para o ginásio durante 45 minutos, segue o seu regime, transpira bem e limpa a cabeça.
Escolhe a roupa que preparou ontem à noite do seu guarda-roupa cápsula e prepara-se para o dia. Lava os dentes, penteia-se e maquilha-se. A sua rotina matinal foi fácil.
À tarde:
Está no trabalho, a fazer tudo com eficiência, porque sabe como eliminar a desordem da sua vida quotidiana. Já nem sequer percorre as redes sociais durante o horário de trabalho, porque já não é viciado.
Levou o seu almoço embalado e saudável para o trabalho, poupou dinheiro semanalmente e até perdeu alguns quilos!
Conversa com alguns colegas de trabalho e sabe como dizer não a um convite, se este não lhe for verdadeiramente útil, e não se sente culpado por isso.
Boa noite:
Quando chega a casa depois do trabalho, dedica 30 minutos a arrumar a casa. Uma vez que está em cima do acontecimento e tem uma rotina, não é preciso muito para manter a casa limpa.
Tira algum tempo para ler um bom livro, o que o relaxa para a noite, mesmo antes de se deitar.
Faz a sua rotina nocturna e adormece instantaneamente com uma mente clara e relaxada.
Obviamente, nem toda a gente tem este tipo de rotina diária.
Queria apenas mostrar-lhe algumas coisas básicas em cada parte do seu dia que podem ser simplificadas.
Quando se somam estes pequenos hábitos ao longo do tempo, cria-se um estilo de vida minimalista! Como pode ver, viver um estilo de vida minimalista faz maravilhas pelo seu bem-estar físico e mental.
Dicas para um estilo de vida minimalista
Agora que já sabe o que é o minimalismo e como o pode implementar na sua vida quotidiana, gostaria de partilhar algumas dicas consigo:
Percorrer as redes sociais Não estou a dizer para cortar completamente com as redes sociais, mas sim para tornar os seus feeds intencionais.
Recomendo que se limite a 1-3 plataformas e que deixe de seguir as contas que não o motivam ou inspiram.
Se eles lhe dão sentimentos de luxúria ou de não ser suficientemente bom, tem de carregar no botão "unfollow"!
Desordem emocional são os pensamentos que temos diariamente e que não nos servem para nada.
Preocupar-se com o passado ou o futuro, pensar demasiado em coisas que dissemos no passado ou simplesmente quaisquer emoções que nos distraiam da nossa tarefa em mãos.
Considere a possibilidade de recorrer a um profissional, como um terapeuta, que o pode ajudar a analisar os seus pensamentos e mostrar-lhe como adotar formas de pensar mais saudáveis.
Fazer os seus próprios exercícios de fortalecimento mental, como escrever um diário, também pode ser uma grande ajuda!
Como já foi referido, a vida de um minimalista é uma vida intencional. Certifique-se de que define claramente os seus objectivos para todas as áreas da sua vida.
Uma vez esclarecido este aspeto, será muito mais fácil definir objectivos mais pequenos para atingir os maiores! A tomada de medidas significativas para atingir esses objectivos trará grande sucesso à sua vida!
Talvez já tenha ouvido falar desta regra. Isto ajuda a evitar a acumulação de desordem e a ter acesso aos artigos de que realmente precisa e aos que devem ser eliminados.
Em suma, adotar hábitos de vida minimalistas é uma excelente forma de eliminar todas as coisas desnecessárias da sua vida.
Quer se trate de desarrumação física ou mental, é frequente obter alguns bónus adicionais por viver desta forma, comendo alimentos mais saudáveis, baixando os níveis de stress e, muitas vezes, perdendo também gordura!
Mesmo que não decida mudar completamente o seu estilo de vida para o de um minimalista, basta adotar alguns destes excelentes hábitos para se sentir melhor num instante!