É uma palavra que tem sido muito falada nos últimos anos, pois já deve ter ouvido falar do movimento minimalista, de minimalizar a sua casa, de viver com menos, etc.
Mas é um termo que faz com que as pessoas se perguntem: qual é exatamente o verdadeiro significado de minimalismo? Como posso começar?
É fácil perdermo-nos na confusão de dicas, histórias, informações, etc.
Talvez imagine que o minimalismo é o ato de limpar todos os seus pertences e viver frugalmente. Talvez considere este estilo de vida uma coisa impossível de alcançar.
Pode até estar a pensar: "Há demasiadas restrições, NUNCA poderei ser minimalista.
O significado do minimalismo
A verdade é que não existe um "tamanho único" quando se trata da definição de minimalismo. Não se encaixa numa caixa quadrada minúscula, não existe uma forma certa ou errada de o fazer.
Porquê? Porque ninguém tem exatamente as mesmas intenções, valores, estilo de vida, esperanças ou objectivos.
Quando se trata do significado do minimalismo, pense nele como uma viagem pessoal, definida nos seus próprios termos. Tu fazes as regras e podes escolher se as queres seguir.
A minha jornada para encontrar o significado do minimalismo começou há exatamente três anos, quando decidi deixar a minha vida para trás em Nova Iorque e embarcar numa aventura de viagem de 4 meses antes de me instalar num novo país para viver durante 6 meses.
Eu tinha acabado de um pequeno problema Não fazia ideia do que fazer com todas as minhas coisas. Já tinha decidido não despachar nenhuma mala durante a viagem, para evitar todas as taxas da companhia aérea.
Sem pensar muito nisso, uma semana antes do início da minha viagem, coloquei os meus bens essenciais na minha pequena mala de mão vermelha e doei todos os meus pertences.
Surpreendentemente, não foi uma cena dramática e não fiquei triste por deixar estas coisas irem embora. Tudo o que estava a pensar era que nada me ia impedir de viver a minha nova aventura ÉPICA.
Pensei que me sentiria tentada a comprar coisas pelo caminho, mas estava sempre a pensar bem... não cabe na minha mala de mão vermelha.
Mal sabia eu que seis meses se transformariam em três anos de vida num novo país, pois mantive a intenção de viver o mínimo possível. Aprendi que viajando apenas com o necessário, comecei a perceber o valor das experiências e comecei a desvalorizar as coisas.
Não se tratava apenas da quantidade de coisas que cabia num espaço pequeno, mas sim do que eu queria que coubesse nele e foi aí que me tornei mais intencional em relação àquilo para que estava disposta a criar espaço na minha vida.
Se tudo o que estava naquele saco tinha um objetivo, por que não aplicá-lo a todos os aspectos da minha vida? A minha definição pessoal de minimalismo não me veio da noite para o dia ou de outra pessoa, veio de uma experiência pessoal que mudou a minha vida e a que gosto de chamar "a pequena mala de mão vermelha".
""Ser mais intencional com a vida que levo" é o que o significado de minimalismo representa para mim - Minimalism Made Simple"
Para o ajudar a orientar-se, eis como alguns líderes de pensamento fantásticos descreveram o minimalismo e um estilo de vida minimalista:
JoshField Millburn e Ryan Nicodemus
"O minimalismo é uma ferramenta que o pode ajudar a encontrar a liberdade. Liberdade do medo, liberdade da preocupação, liberdade da sobrecarga, liberdade da culpa, liberdade da depressão.
Liberdade das armadilhas da cultura de consumo em torno da qual construímos as nossas vidas. Liberdade real".
Pode encontrar o livro deles aqui.
Joshua Becker
"Na sua essência, ser minimalista é promover intencionalmente as coisas que mais valorizamos e remover tudo o que nos distrai disso."
Pode encontrar o seu livro aqui
Courtney Carver
"Minimalismo é simplesmente remover as coisas que o afastam da sua vida. Não significa remover todas essas coisas de um dia para o outro, e o que escolher remover mudará com o tempo."
Pode encontrar o seu livro aqui.
Michael e Masa Ofei
"O minimalismo tem sido tradicionalmente associado a conceitos de arte e design puros e intencionais, mas acreditamos que é muito mais do que isso.
Definimos minimalismo como o processo de identificar o que é essencial na sua vida e eliminar o resto. Menos é mais".
Como se pode ver, estas descrições são COMPLETAMENTE diferentes uns dos outros, inspirados em experiências pessoais reais e histórias partilhadas.
A definição de Minimalismo é VERDADEIRAMENTE depende dos seus próprios valores e intenções.
Para evitar perder-se na confusão, talvez seja melhor começar por se perguntar "PORQUÊ" está a procurar o significado de minimalismo.
Deseja viver uma vida mais intencional? Deseja arrumar a sua casa? Deseja simplificar o seu estilo de vida? Deseja limpar a sua mente?
Pergunte a si próprio porquê.
O que o significado de minimalismo não é
Contrariamente à crença popular, um estilo de vida minimalista não significa viver numa caixa minúscula, com paredes brancas, uma planta verde e uma alegria cintilante de cada vez que se pega em algo.
Gosto das minhas plantas verdes, não me interpretem mal. Mas também gosto de viver fora da caixa. Quando as coisas se tornam tão populares como a vida minimalista, tendem a ser deturpadas.
Embora existam milhares de significados diferentes de minimalismo, existem igualmente muitas coisas que o minimalismo não é. Encontre alguns exemplos abaixo:
O minimalismo não é inclusivo, mas algo que pode ser adotado por todos.
O minimalismo não é seguir um conjunto de regras, não existe um guia mágico e não encontrará quaisquer leis a cumprir.
O minimalismo não é uma abordagem de tudo ou nada, pode começar devagar e trabalhar para adotar um estilo de vida minimalista ao seu próprio ritmo.
O minimalismo não é apenas uma questão de arrumação física, mas também mental e emocional.
O minimalismo não é um estilo de vida que é definido pelos outros, mas sim uma viagem que é definida por uma pessoa e apenas uma pessoa - VOCÊ.