Fast Fashion vs Slow Fashion: 10 diferenças fundamentais

O mundo da moda está a tornar-se cada vez mais competitivo, ético e transparente. À medida que as empresas de todo o mundo continuam a expandir o seu alcance na moda, mais pessoas começaram a chamar a atenção para as diferenças perigosas nas empresas de moda, na administração e na execução das suas novas campanhas.

Fast fashion e slow fashion são dois termos comuns que se tornaram populares nos últimos anos, à medida que as pessoas começam a analisar o impacto da indústria da moda e o seu impacto e papel no mundo que as rodeia. Compreender a fast fashion e a slow fashion ajudá-lo-á a tomar as suas próprias decisões sobre qual a melhor moda para investir.

O que é a Fast Fashion e a Slow Fashion?

A moda rápida e a moda lenta descrevem dois métodos diferentes de fabrico e produção de produtos de moda. A moda rápida é geralmente entendida como uma forma de moda produzida em massa que é utilizada internacionalmente e que funciona para replicar e produzir versões para o consumidor das últimas tendências da moda o mais rapidamente possível.

Muitas pessoas apreciam a fast fashion porque cria versões acessíveis e elegantes de peças de alta-costura a preços económicos que mais pessoas podem pagar. No entanto, a pressão que a fast fashion exerce sobre o ambiente e a indústria da moda faz com que os efeitos negativos se aprofundem no mundo da moda.

A moda lenta descreve o oposto da moda rápida: uma experiência de compra consciente que procura intencionalmente vestuário fabricado com materiais e métodos de produção sustentáveis e que considera os impactos ambientais e sociais como parte dos seus meios de produção.

A moda lenta é normalmente muito mais cara devido ao aumento da qualidade dos materiais e dos meios de produção. A sua escolha de moda lenta significa que está a investir conscientemente num produto de qualidade que foi intencionalmente concebido para beneficiar o mundo à sua volta e todos os que estão envolvidos na sua produção.

Fast Fashion vs. Slow Fashion - 10 diferenças fundamentais

1. a moda rápida tem um ciclo de produção mais curto.

Muitas marcas de moda rápida são produzidas em massa em fábricas de roupa no estrangeiro, pelo que, assim que têm um grande lote, as suas roupas são enviadas prioritariamente para outros centros de distribuição e rapidamente embaladas e enviadas para retalhistas individuais, muitas vezes no espaço de dois dias.

2) A fast fashion tem menos proteção para os trabalhadores.

Muitos dos trabalhadores da "fast fashion" são contratados à hora para trabalhos manuais baratos em fábricas de vestuário internacionais no Bangladesh, Camboja e Indonésia. Estes países têm menos proteção geral dos trabalhadores ou leis de trabalho justas para os empregados, e os requisitos salariais são muito mais baixos, tal como as pausas ou folgas obrigatórias.

3. a moda lenta tem um ciclo de recolha de materiais de produção mais longo.

Muitas empresas de moda lenta orgulham-se de seguir os materiais que utilizam desde o campo até ao local de corte, e o processo alargado de recolha de materiais éticos significa que demorará mais tempo a ter todos os artigos prontos a utilizar.

4. a moda lenta custa mais a produzir.

Os salários justos, o apoio médico ético e o tempo de férias e intervalos adequados significam que cada empregado que contrata será mais caro de manter do que nas fábricas de fast fashion, o que significa que os seus custos de produção dispararam.

5) A moda rápida chega mais rapidamente ao mercado.

A moda rápida analisa as tendências das passerelles ou os temas da moda e trabalha para os transformar em estilos comerciais o mais rapidamente possível. Por este motivo, a moda rápida é frequentemente a melhor forma de as pessoas acompanharem as tendências da moda, mantendo ao mesmo tempo um orçamento de vestuário acessível. Se procura o que está na moda e o que é novo, a moda rápida será a melhor opção para si.

6. a moda lenta dura mais tempo.

Estes produtos básicos duram muito tempo e destinam-se a ser uma parte permanente do seu guarda-roupa e da sua rotina de moda, pelo que o seu investimento inicial se revelará valioso ao longo da vida útil do seu produto.

7. a moda lenta é melhor para o ambiente.

O aumento dos meios de produção da fast fashion exerce uma grande pressão sobre o ambiente. O aumento das pegadas de carbono, o maior desperdício de água, o maior desperdício de vestuário e de tecidos - todos estes factores disparam quando uma pessoa é exposta à fast fashion e quando o vestuário da fast fashion é preferido. A slow fashion produz vestuário bem feito e sustentável que tem muito pouco impacto no ambiente, independentemente domuitas vezes são produzidos.

8. a moda rápida é mais acessível às pessoas.

A fast fashion pode ser encontrada em quase todos os grandes retalhistas devido à sua popularidade e facilidade de fabrico. Por este motivo, a fast fashion é geralmente mais acessível e mais inclusiva, porque é mais fácil fabricar rapidamente peças de vestuário em grandes gamas e fazê-las custar todas o mesmo. A slow fashion oferece geralmente gamas de tamanhos limitadas e cobra mais por produtos de tamanhos maiores, o quesobrecarrega os consumidores.

9. a moda rápida é mais barata.

Como a fast fashion é tão fácil de fabricar e vender, o seu preço global é muito mais baixo. A fast fashion é um jogo de números - vende o maior número de produtos o mais rapidamente possível. Ao reduzir continuamente os preços dos produtos e os prazos de produção, ao mesmo tempo que continua a lançar muitos produtos, a fast fashion mantém o seu preço mais barato e a sua reputação mais acessível.

10. a moda lenta é socialmente consciente.

A slow fashion adopta uma abordagem holística da justiça social e do ambiente, o que significa que a sua produção de vestuário também é concebida para se ajustar e adaptar às preocupações ambientais e de consciência social.

As vantagens da moda lenta

A slow fashion é melhor para o ambiente graças à redução do impacto das emissões de carbono e de água e à utilização sustentável do ambiente. A sua slow fashion é também produzida e vendida de forma ética, o que significa que os trabalhadores que produziram a sua roupa foram pagos de forma justa e tratados com dignidade. A sua slow fashion é feita com ingredientes de qualidade e durará muito mais tempo.

As desvantagens da moda rápida

A moda rápida exerce uma pressão incrível sobre o ambiente, aumentando as emissões de carbono e os resíduos de vestuário, bem como utilizando até três vezes mais água e outros recursos naturais no seu ciclo de produção. A moda rápida é conhecida por tirar partido tanto dos trabalhadores como dos meios de produção e é uma indústria exploradora.

A moda rápida e a moda lenta são dois conceitos importantes que vieram definir a nossa compreensão moderna do uso e consumo de vestuário ético. Ao informar-se sobre a diferença entre a moda rápida e a moda lenta, pode compreender melhor as forças que influenciam a sua decisão de usar o vestuário que escolhe e pode começar a fazer a transição para opções de vestuário mais saudáveis e éticas, tais comocomo moda lenta.

Participe no nosso curso gratuito
Rolar para o topo