É aquela altura do ano em que as folhas caem, as temperaturas descem e, provavelmente, está a pensar em todas as coisas que tem de fazer para preparar a sua casa para o inverno. Uma das tarefas mais importantes da sua lista deve ser a limpeza da garagem.
Embora possa parecer uma tarefa assustadora, prometemos que não é tão má como parece. De facto, dividimo-la em 10 passos fáceis para tornar o processo o mais indolor possível.
1. fazer um plano de jogo
Antes de começar a enfiar tudo em caixas ou a atirar tudo para o contentor, é importante dedicar alguns minutos a avaliar o que tem e o que precisa de deitar fora. Tem decorações festivas que podem ser guardadas noutro local? Algum equipamento desportivo que os seus filhos já não tenham? Alguma ferramenta que nunca use? Assim que tiver uma boa noção do que precisa de ir, podepode começar a separar tudo em pilhas.
2. selecionar tudo
Agora é hora de começar a separar tudo o que está na sua garagem. É aqui que ter um plano é útil, porque o ajudará a decidir o que vai e o que fica. Durante a separação, tenha em mente que tudo o que está partido ou que não utiliza há anos pode provavelmente ser deitado fora ou doado.
3. limpeza profunda
Depois de ter organizado tudo e de se ter livrado do que não precisa, está na altura de fazer uma limpeza profunda. É aqui que poderá realmente ver todo o potencial da sua garagem! Comece por varrer e esfregar o chão. Depois, limpe todas as superfícies e lave as janelas que precisarem. Não se esqueça também de limpar o pó dos cantos altos!
4. alugar um contentor de lixo
Não só o aluguer de um contentor de lixo lhe poupará inúmeras idas à lixeira, como também tornará todo o processo muito menos stressante. Não se esqueça de telefonar e reservar o seu contentor de lixo com bastante antecedência - estes tendem a encher rapidamente!
5. doar, doar, doar
A tralha de um homem é o tesouro de outro, por isso, antes de começar a deitar coisas fora, veja se há alguma coisa que alguém possa usar. Roupas velhas, brinquedos e livros podem ser doados a instituições de caridade locais. E se tiver alguma mobília ou electrodomésticos usados, há sempre pessoas à procura deles em sites como o Craigslist ou o Freecycle.
6) Reciclar objectos que possam ser reciclados
Por exemplo, a maioria dos tipos de plástico pode ser reciclada, bem como o vidro e o metal. Antes de deitar algo fora, verifique se pode ser reciclado.
7. organizar o que resta
Se possível, invista em algumas estantes resistentes para que tudo tenha um lugar e possa ser facilmente acedido quando necessário. E se tiver produtos químicos tóxicos ou líquidos inflamáveis, certifique-se de que os guarda num local seguro onde não constituam um perigo para a sua família ou para a sua casa.
8) Colocar alguns placares nas paredes
Os placares de agulhas são óptimos para pendurar ferramentas, equipamento de jardim, bicicletas e praticamente tudo o que se possa imaginar - e é uma forma económica de utilizar melhor todo o espaço vazio da parede.
9. invista em algumas prateleiras ou caixas para que os objectos não fiquem no chão e sejam de fácil acesso.
Pode encontrar estantes e caixotes em qualquer loja de ferragens ou de artigos para o lar, e são uma óptima forma de manter a sua garagem organizada e arrumada. Além disso, quando tudo está fora do chão, é muito mais fácil de limpar.
10. guardar os artigos sazonais em recipientes de armazenamento.
Se tiver artigos sazonais que só utiliza durante uma parte do ano, o melhor é guardá-los em contentores de armazenamento. Isto ajudará a manter a sua garagem organizada e a libertar espaço para outras coisas. Não se esqueça de etiquetar os contentores para saber o que está lá dentro.
Considerações finais
Uma garagem bem arrumada pode fazer toda a diferença na organização e funcionalidade da sua casa - para não mencionar que pode ajudar a aumentar a atração da sua casa se alguma vez decidir vendê-la. Por isso, nesta primavera, reserve algum tempo para fazer uma boa limpeza à sua garagem! Com estas dicas em mente, deve ser capaz de realizar o trabalho num instante.