Uma das melhores qualidades que pode possuir à medida que avança na vida é ser mais compreensivo - em relação às pessoas, às coisas, às situações e a tudo o resto.

Quando se é uma pessoa classificada como naturalmente compreensiva, tem-se uma perspetiva diferente e tende-se a ver coisas que os outros não vêem. Isto não significa que se acomode na vida, mas apenas que compreende as coisas de diferentes pontos de vista.

É também por isso que as pessoas compreensivas também tendem a ter as intenções mais puras. Neste artigo, vamos falar sobre 7 maneiras de ser mais compreensivo na vida.

O que significa ser uma pessoa compreensiva

Uma pessoa compreensiva sabe que há diferentes perspectivas das coisas e que o que vê não é a história exacta. Mesmo quando nem sempre é mais fácil para ela, as pessoas compreensivas encontram no seu coração a possibilidade de ver o lado das coisas de alguém.

Significa que simpatizamos com o que alguém está a passar e que tentamos sentir e ver as coisas do ponto de vista dessa pessoa. Quando alguém é compreensivo, também tem facilidade em relacionar-se com as pessoas, uma vez que é da sua natureza fazê-lo.

Uma pessoa compreensiva também tem o hábito de ter em consideração os sentimentos de todos, pois não quer que ninguém se sinta incompreendido ou excluído. A coisa mais altruísta que uma pessoa compreensiva pode fazer é ser tudo para todos para que os seus sentimentos sejam validados.

BetterHelp - O apoio de que precisa hoje

Se precisar de apoio e ferramentas adicionais de um terapeuta licenciado, recomendo o patrocinador do MMS, BetterHelp, uma plataforma de terapia online que é flexível e acessível. Comece hoje mesmo e ganhe 10% de desconto no seu primeiro mês de terapia.

SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

7 maneiras de ser mais compreensivo na vida

1) Não presumir sempre as coisas

Um dos piores erros que se pode cometer é presumir coisas, mesmo sem provas concretas. É assim que as pessoas se sentem incompreendidas em primeiro lugar e, quando isso acontece, a sua relação ou amizade será afetada negativamente.

Para ser mais compreensivo, não deve presumir, mas estar aberto a todo o tipo de sugestões. É necessário ter uma perspetiva e uma personalidade abertas quando se tenta ser uma pessoa compreensiva.

2. ser um bom ouvinte

Infelizmente, é raro ser um bom ouvinte no mundo de hoje, porque a maioria ouve para responder, mas não para ouvir realmente o que alguém está a dizer.

O facto de não se sentir ouvido é o que faz com que alguém se sinta extremamente incompreendido, pelo que as suas capacidades de escuta são fundamentais para compreender o que a pessoa está a tentar dizer-lhe. Não pode compreendê-la se a única razão pela qual está a escutar é para encontrar a resposta perfeita, porque não é disso que se trata.

Aprenda a ouvir nas entrelinhas tanto o que estão a dizer como o que não estão a dizer e é assim que conseguirá compreender melhor as pessoas.

3. compreender-se melhor

Não se pode esperar compreender as perspectivas, os sentimentos e os pontos de vista dos outros quando mal se consegue compreender e explicar os nossos.

É preciso trabalhar para nos compreendermos a nós próprios de todo o coração antes de podermos sequer tentar dar aos outros esse mesmo nível de compreensão. Caso contrário, haverá sempre um muro a impedir-nos de compreender os outros.

Se hesita sempre em expressar-se, em ser gentil consigo próprio ou em sentir qualquer coisa em geral, então como pode esperar que os outros façam o mesmo por si?

4) Lembre-se que não é uma fraqueza

Toda a gente tem várias razões para recusar não compreender alguém, quer seja a perceção de que se trata de uma fraqueza ou simplesmente não ter os conhecimentos necessários para o fazer.

Uma vez que a compreensão das pessoas requer um certo nível de empatia e compaixão, é frequentemente vista como uma fraqueza e não como um ponto forte.

No entanto, deve lembrar-se que vivemos num mundo já de si duro e que não precisa de ser mais um acrescento a um mundo que vê as emoções como uma fraqueza. Compreender as pessoas será sempre um ponto forte, pois pode fazer com que as pessoas se sintam ouvidas quando é fácil sentir-se sozinho e incompreendido.

5) Recebe-se o que se pede

Se tem dificuldade em compreender os outros, saiba que recebe sempre de volta o que pede, de uma forma ou de outra. Se tem sentido falta de compreensão ultimamente, talvez seja porque não tem sido compreensivo em troca.

Dizem que recebemos de volta o que damos ao mundo e esta afirmação é exacta. Não podemos esperar ter algo quando roubamos aos outros essa mesma coisa que queremos. Em vez disso, mostre aos outros como é ser compreendido, mesmo quando nós próprios não o sentimos.

6) Estar presente na escuta

Isto parece um conselho muito mundano, mas é muito mais difícil do que pensa. Pensa que está a ouvir, mas a sua mente está noutro lugar.

Isto é bastante semelhante ao ponto de ser melhor a ouvir, mas é um conselho um pouco mais específico. Evite desviar-se para outro lado quando está a tentar validar os sentimentos e pensamentos de alguém, porque essa é a maneira mais rápida de perder alguém.

7) Fazer boas perguntas

Quando alguém se dirige a si para pedir conselhos ou apenas para desabafar, fazer perguntas é uma óptima forma de fazer com que essa pessoa se sinta ouvida, compreendida e notada.

Quando faz perguntas, mostra que está interessado e que quer genuinamente compreender a perspetiva das coisas. Pode não estar no mesmo lugar que eles, mas mostra que está a tentar, que é o que importa quando se tenta compreender alguém.

A importância de ser compreensivo com os outros

Não só constrói amizades e relações fortes, como também mostra aos outros que nem toda a gente é rígida em aderir a um só ponto de vista.

Num mundo em que é fácil sentirmo-nos sozinhos e isolados, a compreensão dos outros pode funcionar como a graça salvadora de que precisamos para ultrapassar a situação. Sem nos apercebermos, tudo o que as pessoas precisam é de se sentirem ouvidas e compreendidas pelos seus sentimentos e pensamentos, por mais invulgares ou mundanos que possam parecer.

Considerações finais

Espero que este artigo tenha sido capaz de esclarecer tudo o que precisava de saber sobre como ser mais compreensivo. Quando tenta compreender melhor as pessoas, é um grande reflexo do seu carácter que deixará uma impressão duradoura nos outros.

Se há alguma coisa pela qual as pessoas se possam lembrar de si, que seja o seu carácter compreensivo.

Rolar para o topo