As nossas experiências passadas podem ter um impacto significativo na nossa vida quotidiana. Baseamos as nossas decisões em acontecimentos que ocorreram no passado e, por vezes, remoemos experiências ou pessoas passadas.

Deixar ir não é uma coisa fácil de fazer. Pode ser mais fácil para alguns, mas mais difícil para outros. Vamos explorar como pode aprender a deixar ir o passado, passo a passo.

Como deixar o passado para trás

Tente examinar de que forma o passado o afectou, o que pode exigir uma profunda autorreflexão da sua parte. Relembre os momentos que mudaram completamente o rumo da sua vida.

Que decisões tomaste?

Que arrependimentos tens?

Que reacções emocionais suscita o passado?

Como é que o passado está a afetar o presente e as suas escolhas no futuro?

A que medos se está a agarrar?

Ao mergulharmos profundamente dentro de nós próprios e ao tirarmos tempo para refletir, só então poderemos começar a esquecer o passado e a seguir em frente.

Porque é que é tão difícil esquecer o passado

Deixar o passado para trás é difícil porque, por vezes, nem sequer nos apercebemos do quanto ele nos afecta. Não é fácil identificar a dor ou o sofrimento que ainda podemos sentir devido a experiências passadas, porque podemos nem sequer estar conscientes ou cientes disso.

Talvez existam coisas que aconteceram no passado e que ainda não nos perdoamos, ou talvez não tenha passado tempo suficiente para superarmos algo ou alguém.

Tenha em mente que o tempo pode ser o seu maior amigo quando se trata de esquecer o passado.

BetterHelp - O apoio de que precisa hoje

Se precisar de apoio e ferramentas adicionais de um terapeuta licenciado, recomendo o patrocinador do MMS, BetterHelp, uma plataforma de terapia online que é flexível e acessível. Comece hoje mesmo e ganhe 10% de desconto no seu primeiro mês de terapia.

SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

15 passos para deixar o passado para trás

1. perceber que os seus sentimentos são válidos

Não importa há quanto tempo algo do passado aconteceu. Embora a sua reação aos seus sentimentos possa não ser válida, a emoção é. Pare de suprimir a necessidade de enterrar esses sentimentos ou nunca seguirá em frente.

O primeiro passo é aceitar completamente o que lhe causou dor. Permita-se sentir as emoções que estão ligadas ao passado.

2) Libertar fisicamente as emoções negativas de forma pacífica

Agora que já reconheceu que está chateado, está na altura de o libertar. Pegue em todos esses sentimentos reprimidos e direccione-os para algo como jornais ou revistas velhas.

Ao sentir todas as emoções que os pensamentos do passado lhe trazem, rasgue-os! Rasgue-os todos em pedacinhos e com eles a sua raiva e tristeza. Deite fora os restos e imagine-se a deitar fora toda a negatividade.

3. aceitar que é altura de deixar o passado para trás

Para seguir em frente, é preciso aceitar que essa negatividade que carrega não serve para nada.

Qualquer que seja o acontecimento doloroso que tenha ocorrido, deve ficar no passado em vez de estar na vanguarda da sua mente. Tome a decisão de deixar o passado de lado ativamente. Deixe o passado onde ele pertence.

4. identificar o que o impede de avançar

É essencial ir à raiz da sua angústia. Sim, o acontecimento foi doloroso, mas porque é que ainda hoje o assombra? Se está a ruminar sobre um ex, pode ser porque se sente só.

Descobrir a razão pela qual o passado o magoa tanto pode ajudá-lo a encontrar uma estratégia. Não pode mudar o passado, mas pode atenuar a dor que vem com ele desta forma.

5. meditar sobre o que poderia mudar no futuro

Por vezes dói pensar no passado, mas o lado positivo é que o passado ensina-nos o que fazer no futuro. Pense em como teria lidado com o acontecimento que o persegue.

Sempre que o pensamento surgir de novo, diga a si próprio que tem o poder de o mudar se ocorrer um cenário semelhante. Não saberia como lidar com acontecimentos do passado se eles nunca tivessem acontecido.

Meditação facilitada com o Headspace

Desfrute de uma avaliação gratuita de 14 dias abaixo.

SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

6. saber que é altura de perdoar

Perdoe-se a si próprio ou a qualquer pessoa que tenha causado o trauma para esquecer verdadeiramente o passado. Não há forma de pensar no futuro quando só se pode estar zangado no presente. Não faz bem nenhum agarrar-se às emoções negativas, mesmo que alguém o tenha magoado realmente ou que você tenha magoado alguém.

Já reconheceste que os sentimentos são válidos e, uma vez que aceitaste que a mágoa aconteceu, não há necessidade de a remoer.

7) Obter ajuda profissional

Se está a ter dificuldade em esquecer traumas passados, considere ligar para uma linha de apoio gratuita ou consultar um terapeuta.

É completamente normal e humano recorrer a um especialista quando não se consegue resolver um problema sozinho. Porque é que a sua saúde mental deveria ser diferente?

8. falar com um ente querido sobre o assunto

Ter um ente querido com quem falar sobre o assunto ajuda-o a dar voz ao que o incomoda e valida-o. O seu ente querido pode provavelmente oferecer uma nova perspetiva sobre as razões pelas quais deve esquecer o passado.

No mínimo, falar com alguém em quem confia sobre o seu problema pode ajudar a dissipá-lo. Pode ser difícil falar sobre isso, mas valerá a pena.

9. praticar meditação/ioga

Tanto a meditação como o ioga ajudam a controlar os pensamentos. Ao praticar um ou ambos, ficará mais próximo de estar atento aos seus pensamentos. Ambas as actividades obrigam-no a concentrar-se no momento presente em vez de em acontecimentos passados.

Existe uma grande quantidade de informações gratuitas sobre como começar a praticar qualquer um dos dois. A melhoria da concentração e da flexibilidade é um bónus adicional.

10. fazer exercício físico pelo menos 30 minutos por dia

O exercício é ótimo para a sua saúde física, mas os estudos mostram que também ajuda a sua saúde mental. De acordo com Harvard, o exercício pode ajudar a melhorar drasticamente as emoções negativas.

As endorfinas associadas à felicidade (como a dopamina) são libertadas quando se faz exercício. Pode optar por começar por fazer exercício durante pelo menos 15 minutos e depois aumentar para 30 ao longo de 1-2 semanas.

11. consultar conteúdos sobre como deixar o passado para trás

A Internet é um excelente recurso para obter informações gratuitas sobre como avançar. Existem vídeos no YouTube dedicados a ajudá-lo a superar traumas. Opte por ver alguns ou, se gostar de ler, um livro sobre o assunto.

Existem tantos livros sobre este tema como vídeos, mas também existem blogues que abordam o assunto.

12. reconhecer os pensamentos do passado e depois deixá-los ir

Nesta altura, é de esperar que se sinta um pouco menos cru em relação ao passado, o que não significa que os pensamentos sobre o passado doloroso não voltem a surgir. É inevitável que surjam, mas reconheça o pensamento e deixe-o sair da sua mente como água.

Eventualmente, o passado não será tão doloroso de pensar, será apenas mais uma memória.

13. começar a escrever um diário

Escrever os seus problemas é uma forma poderosa de os desabafar. É o que dizem os médicos do Centro Médico da Universidade de Rochester.

Escrever todos os dias no seu diário pode aliviar muito qualquer sentimento negativo que tenha em relação a momentos do passado. Escreva tanto ou tão pouco quanto quiser. Facilite as coisas para si.

14. mergulhar naquilo que o apaixona

Mergulhar naquilo que o move é uma forma infalível de se libertar do passado. Quando está ocupado a fazer o que faz o seu coração cantar, há pouco espaço para qualquer outra coisa.

Abra caminho para o seu futuro brilhante fazendo um esforço para se envolver em actividades positivas. É útil se reservar tempo para o fazer. Dessa forma, pode responsabilizar-se por isso.

15) Passar tempo com pessoas que o fazem feliz

A superação do passado não é imediata. Ao passar tempo com pessoas que o fazem feliz, pode concentrar-se no presente. Passará momentos tão bons com elas que não terá outra opção senão ser feliz.

Passar tempo com as pessoas que amamos permite-nos ver que não vale a pena agarrarmo-nos ao passado quando há tantas recordações alegres para criar.

Deixar de vez de viver no passado

Em vez disso, concentre a sua atenção no presente e aprenda a abraçá-lo. Lembre-se de que a vida está cheia de problemas e arrependimentos, mas seguir em frente é a única forma de os ultrapassar. Aguarde com expetativa o que o futuro lhe pode trazer.

Rolar para o topo