- 1. copo de água de bambu
- 2. algodão reutilizável
- 3. facturas electrónicas
- 4. chuveiro economizador de água
- 5. moda reciclada
Qual é uma boa dica para começar a viver de forma mais sustentável? Tenha sempre em atenção as suas escolhas. Desde os utensílios de cozinha até aos artigos essenciais da casa de banho, existem alternativas ecológicas que pode considerar.
Aqui está uma lista de opções seguras e ecológicas para aplicar no seu dia a dia:
1. copo de água de bambu
As garrafas de água descartáveis são uma das maiores fontes de poluição. Não só demoram 1000 anos a degradar-se, como também requerem muita água para serem produzidas. Se soubesse quantas garrafas de água estão em aterros, provavelmente deixaria de as comprar. (Pista: são cerca de 2 milhões de toneladas).
Infelizmente, as empresas de fabrico não mostram sinais de abrandar tão cedo. Mas pode fazer a sua parte, eliminando a utilização de garrafas descartáveis na sua vida. Em vez disso, utilize um copo que pode ir enchendo com bebidas frias ou quentes.
A sua opção mais ecológica seria um copo de alta qualidade feito de materiais sustentáveis como o bambu. Se preferir beber com uma palhinha, estes também vêm com palhinhas reutilizáveis. E são suficientemente duráveis para durar uma vida inteira.
2. algodão reutilizável
Os produtos de higiene pessoal são outro grande poluente, como as rondas de algodão, que se tornaram parte dos nossos bens essenciais diários, sendo utilizados para higienizar feridas, remover maquilhagem, limpar coisas e muito mais.
Mas sabia que os discos de algodão são perigosos para a sua saúde e para o ambiente? O seu disco de algodão típico contém substâncias químicas tóxicas e duradouras, como os pesticidas. Quando toca na sua pele, as toxinas entram no seu corpo.
Felizmente, hoje em dia existem muitas alternativas, por exemplo, as rondas reutilizáveis feitas de algodão orgânico. Estas são seguras para a pele e requerem uma simples lavagem após a utilização, ficando como novas. Atualmente, muitas empresas oferecem estes produtos, entre as quais a LastObject, a Tru Earth e a OKO.
3. facturas electrónicas
A indústria do papel é a que mais contribui para a poluição da água. Não é de admirar, considerando que 43% das árvores para uso industrial são destinadas à produção de papel. Acrescente-se a isso a tinta utilizada para imprimir em papel, que vem em tinteiros feitos de plástico. A menos que sejam reciclados, estes tinteiros transformam-se em lixo que levará mais de uma vida a decompor-se.
Bem, se raramente usa papel no trabalho, ainda bem, mas se recebe mensalmente facturas em papel, continua a fazer parte deste problema ambiental.
Para resolver este problema, a opção mais segura e mais ecológica é passar a não utilizar papel nas suas facturas mensais. Hoje em dia, muitas empresas oferecem esta opção aos seus clientes para reduzir o desperdício de papel. Algumas até dão descontos aos clientes como incentivo para passarem a não utilizar papel.
Assim, solicite o envio das suas facturas para o seu e-mail, para que não tenha de pensar em como as deitar fora depois e possa recuperá-las facilmente em qualquer altura.
4. chuveiro economizador de água
Se tentar limitar o seu tempo de duche em prol do ambiente, ótimo! Mas há mais coisas que pode fazer para poupar água, como substituir os acessórios da casa de banho, como a cabeça do chuveiro
Muitas pessoas não sabem, mas uma cabeça de chuveiro normal consome cerca de 2,5 galões de água por minuto. É mais fluxo de água do que realmente precisamos, e nem sequer nos apercebemos disso. E se houver uma fuga, então estamos a desperdiçar ainda mais água.
A opção mais segura e ecológica é escolher uma cabeça de chuveiro economizadora de água. Para lhe dar uma ideia, este tipo de acessório é construído com tecnologia de aumento de pressão que permite que a água flua a um ritmo forte e consistente.
Não só é uma grande ajuda para o ambiente, como também reduzirá as suas contas de água.
5. moda reciclada
A indústria da moda consome muitos gases com efeito de estufa para produzir roupas, que podem durar entre alguns anos e mais de um século, o que é uma óptima notícia para as pessoas que querem maximizar a vida útil do que vestem.
Infelizmente, a cultura atual adoptou uma tendência de moda "descartável", também designada por fast fashion, que consiste em deitar fora as roupas e comprar outras novas após o lançamento das últimas colecções de moda, o que é simplesmente um desperdício de dinheiro e um total desrespeito pelo ambiente.
Se gosta de se exprimir através da moda, as suas opções mais seguras e ecológicas são comprar na..:
Lojas de artigos usados
empresas que vendem roupas feitas de materiais reciclados
empresas que praticam uma abordagem mais sustentável no fabrico de vestuário
Tente optar por peças "intemporais", o que pode ajudar a desencorajá-lo a desfazer-se das suas roupas só porque não estão na última moda.
Agora, há mais formas de ser sustentável com as suas opções. Estas são apenas algumas das áreas da sua vida que muitas vezes não tem em conta. Ao ser mais consciente das suas decisões, pode ajudar o mundo a tornar-se um lugar melhor.
Guest Post Escrito por : Maria Harutyunian