A pessoa materialista é um dos tipos de personalidade mais comuns e conhecidos. Toda a gente conhece alguém que se enquadra nesta descrição, mesmo que não o saiba. Se acha que alguém na sua vida pode ser materialista, leia 17 sinais a que deve estar atento!
O que é uma pessoa materialista?
Uma pessoa materialista é alguém que se preocupa muito com coisas materiais, incluindo dinheiro e símbolos de estatuto.
Embora nem todos os materialistas sejam más pessoas, pode ser bastante difícil lidar com eles se estivermos mais preocupados com os aspectos espirituais da vida do que com as suas posses.
17 sinais de pessoas materialistas
1. estão sempre a verificar o telemóvel
Se reparar que o seu amigo verifica o telemóvel a cada poucos minutos para ver se o último texto ou publicação nas redes sociais recebeu algum gosto, então é provável que seja um materialista.
Este comportamento não só indica materialismo, como também mostra que as suas tendências materialistas são uma prioridade na vida.
2. dão mais importância aos bens do que às pessoas.
Uma pessoa materialista dá frequentemente mais importância aos bens materiais do que às pessoas de quem gosta.
Pode ser qualquer coisa, desde a última compra até uma carteira de marca, mas é provável que esse objeto tenha mais significado do que as amizades ou as relações da vida.
Crie a sua transformação pessoal com a Mindvalley hoje Saiba mais Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.3) Falam frequentemente de dinheiro.
Se reparar que os materialistas estão sempre a falar de dinheiro, isso é um sinal claro.
O materialismo não só afecta as relações pessoais e o ambiente que os rodeia, como também altera a forma como falam com os outros.
4 - Quando alguém tem algo mais bonito do que eles, sentem-se inferiores.
O materialismo é um desporto de competição. Quando os materialistas vêem alguém com algo mais bonito do que eles, sentem-se inferiores e querem obter o mesmo o mais rapidamente possível.
BetterHelp - O apoio de que precisa hojeSe precisar de apoio e ferramentas adicionais de um terapeuta licenciado, recomendo o patrocinador do MMS, BetterHelp, uma plataforma de terapia online que é flexível e acessível. Comece hoje mesmo e ganhe 10% de desconto no seu primeiro mês de terapia.
SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.5) A sua casa está normalmente cheia de objectos que não utiliza.
Se os materialistas têm muitas coisas que não usam, então o seu materialismo torna-se evidente na forma como vivem.
Uma casa desarrumada não só é desagradável para os outros e pode ser difícil de limpar, como também é um sinal de que as tendências materialistas estão presentes.
6) Preocupam-se mais com a opinião dos outros do que com a sua própria.
Os materialistas preocupam-se mais com a opinião dos outros do que com a sua própria, o que pode ser difícil de lidar para aqueles que não partilham tendências ou valores materialistas.
7) Querem sempre mais coisas materiais.
Um dos maiores sinais do materialismo é o desejo de ter mais coisas materiais, independentemente do que já se tem.
O materialismo começa muitas vezes por ser pequeno e leva a compras maiores, acabando por se transformar num ciclo interminável em que os materialistas estão sempre à procura de mais.
8. podem servir-se das pessoas para progredir na vida.
Os materialistas recorrem frequentemente a outras pessoas para se ajudarem a subir na vida.
Isto pode ser feito através de meios materialistas, como pedir um favor ou um presente em troca de algo que eles sabem que a pessoa quer; mas também pode ser simplesmente falando sobre os seus bens materiais e símbolos de estatuto ao pé de outras pessoas que podem não ter essas coisas.
9. não parecem ter um verdadeiro sentido de identidade e de objetivo.
O materialismo pode fazer com que os materialistas sintam que não têm um verdadeiro sentido de identidade ou objetivo na vida, podendo ficar presos à identidade dos outros ou à forma como gostariam de ser vistos pelos outros.
10. partilham os seus bens materiais nas redes sociais.
As pessoas materialistas partilham frequentemente os seus bens materiais nas redes sociais, para se exibirem aos outros e se sentirem parte da cultura do "olhem para mim" que está presente na sociedade.
11) Estão constantemente a gabar-se do que têm.
Os materialistas gabam-se frequentemente do que têm através de meios materialistas, como publicar fotografias da sua última compra ou símbolo de estatuto nas redes sociais e falar sobre isso a toda a hora.
12. não têm qualquer problema em gastar dinheiro que não têm.
Os materialistas sentem frequentemente que os objectos materiais são mais importantes do que as pessoas na vida; por isso, se o materialismo se tornar um vício, podem não ter problemas em gastar dinheiro que não têm.
13. não parecem incomodados com os efeitos negativos do materialismo na sociedade e neles próprios.
Quando o materialismo começa a ter um efeito sobre outras pessoas e questões sociais, os materialistas muitas vezes não parecem ficar incomodados com isso.
Mesmo que saibam que o materialismo é mau para a sociedade, os materialistas continuarão a preocupar-se mais com as coisas materiais e poderão mesmo lutar contra aqueles que querem mudar.
14. sentem-se com direito a bens materiais.
Uma pessoa materialista pode facilmente começar a sentir que tem direito a coisas materiais e que deve ser compensada pelo seu trabalho de alguma forma, independentemente do custo para si ou para os que a rodeiam.
O materialismo tem um sentido de direito incorporado, porque muitos materialistas acreditam que as pessoas com mais dinheiro merecem ainda mais coisas materiais.
15. podem ser competitivos por vezes.
Uma pessoa materialista pode sentir-se competitiva quando se trata de coisas materiais.
É frequente compararem-se com os outros e tentarem superá-los, comprando objectos materiais de que não precisam ou que não podem pagar, para parecerem melhores do que os outros.
16. têm frequentemente tendências materialistas desde tenra idade.
O materialismo pode muitas vezes começar quando as pessoas são mais jovens, sendo que os materialistas só se apercebem de que o são mais tarde na vida.
Os objectos materiais podem ser-lhes dados por gerações mais velhas ou podem simplesmente existir influências materialistas que levam a esta forma de pensar e agir.
17. não parecem contentes com o que têm.
Os materialistas não se satisfazem frequentemente com as coisas materiais da vida, porque o materialismo está sempre a querer mais.
Podem estar descontentes com o que têm atualmente ou até sentir que não é suficiente para exibir o seu estatuto material.
Considerações finais
É importante compreender os sinais de materialismo para poder evitá-lo na sua própria vida. Aqui estão algumas coisas que podem ser sinais de alerta para as pessoas que têm uma relação pouco saudável com o seu dinheiro e posses.