17 maneiras impactantes de ser uma boa pessoa

Ninguém sabe realmente o que significa ser uma boa pessoa. No entanto, a maioria de nós tenta ser boa pessoa porque sabe que é a coisa certa a fazer e porque se preocupa com o que os outros pensam de nós.

Estas 17 dicas sobre como ser uma boa pessoa vão ajudá-lo a retribuir e a servir os outros sem perder de vista a sua pessoa ou o seu interesse pessoal. É fácil tornar o mundo à sua volta melhor e estas dicas sobre como ser uma boa pessoa vão ajudá-lo a começar!

1. ser altruísta

Uma das melhores maneiras de ser uma boa pessoa é ser altruísta. Ajudar os outros sem esperar nada em troca é uma óptima maneira de mostrar que nos preocupamos.

Se vir alguém necessitado, ofereça a sua ajuda! Uma coisa tão simples como abrir a porta a uma pessoa pode fazer-lhe ganhar o dia.

2. ser compassivo

Mostrar compaixão para com os outros significa que é compreensivo e empático e que se preocupa genuinamente com o bem-estar dos outros.

Pode ser algo tão simples como confortar alguém que está aborrecido ou oferecer palavras de encorajamento a um amigo que está a passar por um momento difícil, ou tão grande como fazer voluntariado num abrigo para sem-abrigo ou num abrigo para animais.

3. ser humilde

Uma boa pessoa é humilde, o que significa que reconhece as suas falhas e está disposta a reconhecer que nem sempre tem todas as respostas. Também assume a responsabilidade pelos seus erros e é capaz de mostrar humildade perante a adversidade.

4. abrandar

Costumava andar sempre com pressa e a minha vida parecia agitada. Depois apercebi-me de que, se abrandarmos, conseguimos fazer mais coisas.

As pessoas que andam à pressa nunca parecem ter tempo, mas posso garantir-lhe que têm - só não se apercebem disso porque não estão a usar o seu tempo de forma sensata.

5. dar mais

Quando damos aos outros, recebemos dez vezes mais.

Estudos demonstraram que o voluntariado pode melhorar o seu humor e diminuir os seus níveis de stress, não só porque está a ajudar outra pessoa, mas também porque tem tempo para refletir sobre o que é mais importante na vida.

A verdade é que dar faz-nos sentir bem (quando foi a última vez que doou sangue?).

4. abraçar actos aleatórios de bondade

Há qualquer coisa nas boas acções que nos faz sentir bem por dentro. Por isso, seja simpático, ajude um estranho em necessidade ou pague o café de alguém que está atrás de si na fila.

Encontre pequenas formas de fazer coisas simpáticas para as pessoas, não porque são esperadas, mas simplesmente porque pode fazê-lo. E não se esqueça: se alguém fizer algo simpático por si, agradeça-lhe!

5) Sorrir para estranhos

Sorrir para as pessoas pode ser contagioso. Não acredita em nós? Experimente! É provável que encontre algumas pessoas felizes que lhe sorriem de volta e, em breve, vai dar por si a sorrir sem saber porquê.

Dar sorrisos genuínos a estranhos faz com que eles se sintam melhor consigo próprios - e também o faz sentir-se bem!

6) Falar de forma gentil e suave

Por vezes, ficamos tão ocupados com os nossos próprios assuntos que nos esquecemos de como estamos a afetar os outros.

Lembrar-se de ser gentil e educado é importante, mas pode ser difícil quando se tem a sua própria vida.

7) Elogiar frequentemente

Diga aos outros o que gosta neles. As pessoas adoram ouvir elogios genuínos e são mais propensas a dá-los em troca. Isto pode ser tão simples como dizer ao seu colega de trabalho que aprecia os seus esforços ou elogiar o seu vizinho pelo seu jardim.

Estes pequenos gestos são muito importantes e fazem com que as pessoas se sintam apreciadas, o que nos faz sentir bem. Elogie toda a gente: não há ninguém tão bom que não deva ser elogiado.

8) Defender o que é correto

O mundo nem sempre é justo, mas cabe-lhe a si mudar isso.

Há muitas formas de ajudar os outros e tornar a vida melhor para todos: comece por defender o que está certo e envolva-se na sua comunidade.

9. deixar de lado os sentimentos negativos

A maior parte de nós guarda algum tipo de sentimento negativo em relação a alguém, quer o admita ou não. Por vezes, temos de esquecer e perdoar as pessoas que nos fizeram mal.

10. deixar de procrastinar

Se está à procura de uma forma de se ajudar a ser uma pessoa melhor, aqui está: pare de procrastinar. A procrastinação é mais do que apenas um hábito irritante - é um fator de stress instantâneo e poderoso.

Sempre que se adia algo, cria-se tensão e provoca-se maior ansiedade e stress quando se tem de completar essa tarefa mais tarde.

Encontre novas formas no seu dia a dia para eliminar a procrastinação, quer isso signifique reservar blocos de tempo ou recompensar-se por concluir tarefas mais cedo.

11) Pensar antes de agir

Uma das lições mais difíceis que muitos de nós aprendemos é que temos de pensar antes de agir. Quer se trate de uma relação, de uma oportunidade ou mesmo de algo tão simples como um comentário de improviso - não importa.

Se quer que os outros gostem de si, o respeitem e confiem em si, então tem de começar a pensar antes de agir. Pode demorar um pouco mais, mas em alguns casos (como quando procura o amor) pode salvar-lhe a vida!

12) Aceitar as suas falhas

Cada pessoa tem os seus próprios pontos fortes e fracos, que não a tornam melhor ou pior do que as outras pessoas, mas simplesmente única.

Aceitar as suas falhas pode ajudar muito a construir relações mais fortes e a crescer pessoalmente.

13) Saia da sua zona de conforto

Embora possa ser divertido passar tempo com pessoas que pensam da mesma forma, tente ativamente sair da sua zona de conforto e conviver com pessoas que são diferentes de si.

Não só aprenderá coisas novas, como também pode ajudá-lo a tornar-se mais aberto e completo.

14. ser destemido

A ausência de medo não é algo que se tenha ou não se tenha. É algo que pode ser desenvolvido com a prática e com a compreensão do que é realmente o medo e de como funciona na nossa mente.

O medo não tem tanto a ver com o que está a acontecer na sua vida, mas sim com a antecipação do que pode acontecer se tomar uma determinada decisão. Aprenda a encarar o medo como uma oportunidade de crescimento e não como um obstáculo no seu caminho.

15. seja o parceiro que deseja ter

É tão importante ser um bom parceiro como ser um bom amigo. Com todas as suas amizades e parcerias favoritas, é provável que queira que elas tenham tanto sucesso (se não mais) como elas.

E, em muitos casos, pode ajudar a garantir que isso aconteça, sendo um desses parceiros que está sempre presente para dar conselhos, rir ou até mesmo ser duro quando necessário.

16. ser mais empático

Por vezes é fácil esquecer o que os outros estão a sentir, especialmente quando estamos concentrados nas nossas próprias necessidades.

Mas, mesmo que se dedique apenas um minuto a ver as coisas da perspetiva de outra pessoa, pode tornar-nos mais empáticos e compassivos, o que acabará por conduzir a melhores relações.

Devido à sua mudança de perspetiva, pense em algo que aconteceu hoje e descreva-o como se o estivesse a descrever ao seu melhor amigo. É provável que a sua escrita seja diferente do que é normalmente, devido à sua mudança de perspetiva.

17) Não se gabar de si próprio

Um dos maiores sinais de que não é uma boa pessoa é o facto de estar constantemente a gabar-se de si próprio e a falar dos seus feitos. Em vez disso, concentre-se em celebrar os feitos dos outros e em ajudá-los a crescer.

Isto não só o torna simpático, como também o pode tornar mais humilde e compassivo para com os outros. Além disso, ao concentrar-se menos em si próprio, pode descobrir que consegue estabelecer uma ligação mais profunda com os outros.

Considerações finais

Estas são apenas algumas coisas que pode fazer para ser uma boa pessoa. Lembre-se de que nunca é tarde demais para fazer uma mudança na sua vida e começar a tornar-se a melhor versão de si mesmo. Por isso, não espere mais - comece hoje mesmo a fazer algumas mudanças positivas!

Rolar para o topo