11 maneiras simples de investir em si próprio

E todos sabemos o que acontece quando fazemos uma pausa: ficamos rejuvenescidos e prontos para mais.

Mas, por vezes, é difícil motivarmo-nos a investir tempo em algo que nos beneficiará no futuro. No entanto, se não dedicarmos a nós próprios tempo e atenção suficientes agora, como poderemos desfrutar do nosso sucesso mais tarde?

Investir em si próprio não significa apenas cuidar da sua saúde física; significa também investir em competências e conhecimentos que farão deste mundo um lugar melhor. Aqui estão 11 maneiras de começar a fazer um investimento hoje!

Divulgação: Este sítio Web pode conter hiperligações de afiliados, o que significa que, se clicar numa hiperligação de um produto ou serviço e efetuar uma compra, poderemos receber uma comissão, sem qualquer custo adicional para si.

1. criar uma lista de desejos

Uma lista de desejos é um conjunto de objectivos ou coisas pessoais que se quer realizar antes de morrer. Pode ser qualquer coisa, desde ler 100 livros, aprender a dançar, viajar pelo mundo e muito mais!

Basta escrever todas as coisas que gostaria de fazer na sua vida antes que seja tarde demais e ir assinalando-as à medida que avança.

2) Começar uma atividade secundária

Se calhar quer começar o seu próprio negócio, mas não tem o capital necessário, uma boa maneira de começar é começar uma atividade paralela!

Encontre algo em que seja bom e que goste de fazer - seja desenhar T-shirts ou vender compota caseira nos mercados locais. Pode facilmente ganhar dinheiro extra apenas fazendo o que já gosta de fazer.

3) Arranjar um mentor

Um mentor é alguém que o pode guiar ao longo do seu percurso. Pode já ter estado onde está agora e querer ajudá-lo a ter sucesso, partilhando consigo os seus conhecimentos, competências ou rede de contactos.

Não precisa de pagar por um mentor, pois existem muitos mentores gratuitos! Procure na Internet mentores em áreas relacionadas e veja se estariam interessados em ensiná-lo.

4. aprender uma nova habilidade

Pode sempre aprender algo novo, quer seja cozinhar ou programar. Uma forma divertida de o fazer é fazer um curso online oferecido em vários sítios Web de educação, como o Udemy e o Coursera.

Existem muitos cursos para escolher; tudo o que tem de fazer agora é encontrar o que mais lhe interessa.

5. organizar-se

Uma das formas mais simples de começar a investir em si próprio é organizar-se. Ter uma secretária, uma casa ou um escritório limpos e arrumados ajudá-lo-á a pensar com mais clareza e a ser mais produtivo.

Livrar-se de coisas desnecessárias também ajuda a organizar a sua mente! Pode ler livros que ensinam a organizar melhor a sua vida ou seguir algumas dicas úteis online.

6) Ler livros de autoajuda

Uma óptima maneira de investir em si próprio é ler livros de autoajuda.

Há dois tipos de pessoas - as que gostam de ler o livro depois de o verem numa lista de bestsellers e as que encontram os seus próprios livros online ou numa livraria independente. O primeiro tipo já deve ter ouvido falar destas ideias, mas o segundo pode precisar de mais orientação sobre como investir em si próprio.

Leia livros de autoajuda que lhe ensinem formas de melhorar a sua vida e o ajudem a tornar-se uma versão melhor de si próprio! Existem muitos livros para todos os gostos, por isso, encontre o livro que o vai inspirar hoje.

(Adoro utilizar a aplicação BLINKLIST para pôr em dia a minha lista de leituras obrigatórias).

7) Meditar

A meditação é uma excelente forma de acalmar a mente e aliviar os níveis de stress. Existem muitas aplicações que o podem ajudar a meditar, como o Headspace e o Calm.

(Pode experimentar o Headspace para 14 dias grátis aqui !)

Quando dominar a arte da meditação, será muito mais fácil investir em si próprio, porque quando a vida se torna difícil, tudo o que tem de fazer é sentar-se e relaxar.

A meditação pode parecer difícil no início, mas é uma óptima forma de começar a investir em si próprio, melhorando a sua saúde mental.

A meditação regular também traz muitos outros benefícios, que descobrirá ao experimentar esta atividade hoje mesmo.

8) Ensinar algo a outra pessoa

Uma das melhores formas de investir em si próprio é ensinar a outra pessoa. Pode ensinar a pessoas conhecidas ou estranhas os seus passatempos favoritos, percursos profissionais e outras competências úteis que as ajudarão a ter sucesso.

Muitas pessoas estão dispostas a pagar pelo conhecimento, pelo que esta é uma óptima forma de ganhar dinheiro extra. Pode até oferecer aulas gratuitas aos seus amigos e familiares.

Ensinar as pessoas a fazer algo é uma óptima forma de investir em si próprio, porque quando elas tiverem sucesso, você também terá. Pode ensinar qualquer coisa, desde fazer bolos a começar um negócio online.

Comece hoje mesmo a ensinar alguém e veja os efeitos positivos que tem sobre essa pessoa - e sobre si próprio.

9. ir a um evento

Uma forma fácil de investir em si próprio é ir a diferentes eventos. Pode participar em encontros de networking, seminários ou conferências relacionados com o seu percurso profissional e interesses.

Estes eventos têm frequentemente oradores que dão palestras sobre as suas experiências com um determinado assunto - que por acaso é exatamente o que precisa hoje. Não há melhor altura para investir em si próprio do que o presente, por isso, faça-o participando num evento que lhe interesse.

Quer estejam relacionadas com a sua carreira ou com os seus passatempos pessoais, estas actividades ajudarão a aumentar os seus níveis de confiança, ao mesmo tempo que lhe ensinam coisas novas sobre a vida.

Esta é uma excelente forma de investir em si próprio, pois irá melhorar a sua saúde mental, física e emocional de uma só vez.

10. ser grato

Uma das melhores formas de investir em si próprio é estar grato.

Se há coisas na sua vida que dificultam a sua felicidade, tente fazer pequenas mudanças até que se tornem hábitos.

Pode começar por escrever três coisas por dia que o tenham feito sentir-se grato, feliz ou inspirado.

Ser grato é uma das melhores formas de investir em si próprio, porque quando nos sentimos bem com quem somos e para onde vamos, tudo se torna mais fácil, para além de motivar os outros também. Esta atividade ajudará a aumentar os seus níveis de confiança, ao mesmo tempo que nos ensina sobre a vida.

11. ter um estilo de vida saudável

Investir em si próprio significa ter um estilo de vida saudável, o que não significa apenas fazer exercício e comer bem, mas também garantir que dorme o suficiente todas as noites - pelo menos sete horas.

Também deve tentar investir tempo nos seus passatempos todos os dias, porque isso ajudará a aumentar os seus níveis de criatividade, permitindo-lhe relaxar por uma vez.

Tenha um estilo de vida saudável, cumprindo a sua hora de deitar todas as noites e acordando cedo. Esta é uma forma fácil de investir em si próprio, pois irá melhorar tanto a sua saúde física como o seu bem-estar emocional.

Quando se sente bem com a quantidade de sono que dorme todos os dias, não há como parar o que pode realizar nas próximas vinte e quatro horas. Esta é a melhor altura para investir em si próprio, porque irá melhorar a sua confiança, criatividade e disposição geral.

Considerações finais

Merece investir em si próprio, por isso faça-o. Os benefícios são infinitos.

Dedique um pouco de tempo todos os dias para melhorar a sua vida e ficará surpreendido com a forma como se tornará mais feliz. Com estas 11 dicas como guia, não há desculpa para não começar a investir em si próprio hoje.

Rolar para o topo