Todos nós passamos por isso com expectativas diferentes, objectivos diferentes e personalidades diferentes, mas, em última análise, todos queremos a mesma coisa no final, que é a felicidade.
Queremos viver uma vida de que gostamos, mas como é que o podemos fazer? Antes de começarmos, vamos primeiro discutir o que significa viver uma vida de que gostamos.
O que é que significa viver uma vida que se ama?
Quando vivemos uma vida que amamos, encontramos alegria e força dentro de nós que nos permite ultrapassar qualquer obstáculo, não significa que nunca mais teremos um problema, significa apenas que somos capazes de o aceitar e trabalhar para o resolver. Significa que, independentemente do que os outros pensam, estamos a fazer o que é melhor para nós!
Agora já sabe o que queremos dizer quando falamos em viver uma vida que adora, mas por onde começar? É simples - comece por ler estes 10 passos e depois ponha mãos à obra.
10 passos para viver uma vida que ama
Passo 1- Examinar A sua vida atual
Se não está a adorar a vida, então tem de descobrir porquê. Terá de fazer a si próprio algumas perguntas difíceis e descobrir o que está a funcionar na sua vida e o que não está:
Quais são as suas u tolerante , mas não está a gostar?
Gosta do seu trabalho?
Estão satisfeitos com as vossas relações?
A re tu trazendo seu melhor para a mesa todos os dias?
Embora os factores externos possam ter um enorme impacto na forma como se sente em relação à sua vida, é importante olhar também para si próprio e identificar atitudes ou comportamentos que possam estar a impedi-lo de desfrutar da vida.
Dedique algum tempo a definir os seus valores e, em seguida, decida se a vida que está a viver atualmente está à altura desses valores - se não estiver, tome medidas e corrija-a.
Etapa 2 Manter Responsabilizar-se a si próprio
Uma vez identificados os comportamentos limitadores, é altura de assumir a responsabilidade pelas suas acções e escolhas. Aceitar que há realmente pouco na vida que possa controlar, para além das suas próprias reacções, comportamentos e atitudes, ajudará muito a sentir-se feliz.
Cometer erros é normal, mas será que está a aprender com esses erros? Se está a cometer sempre os mesmos erros, terá de se perguntar porquê e encontrar uma forma de mudar isso.
Se adquiriu alguns maus hábitos ao longo dos anos, não faz mal. Os hábitos podem ser criados e quebrados, basta ter disciplina e dedicação.
Ultrapasse a preguiça, deixe para trás as desculpas e os pensamentos negativos e assuma a responsabilidade pelos seus actos.
Etapa 3 Refinar As suas relações
É importante que as pessoas que participam ativamente na sua vida acrescentem valor e forneçam orientações positivas.
Mesmo que se sinta em baixo, evite isolar-se, contactando as pessoas que lhe são próximas, pois, ao dizer-lhes o que está a passar, pode receber uma ajuda, que todos nós precisamos de vez em quando.
Liberte-se de relações tóxicas que tenha. Pode ser difícil fazê-lo quando se tem uma longa história com uma pessoa, seja ela um familiar, um amigo de infância ou um parceiro.
Se uma interação com alguém na sua vida o faz sentir-se em baixo ou com pouca energia, pode assumir com segurança que essa pessoa é uma das razões pelas quais não está a aproveitar a vida.
Concentre as suas energias em nutrir e abraçar as relações positivas que tem; serão essas que o empurrarão para a melhor versão de si próprio.
Passo 4 Criar Uma visão
Teve a oportunidade de refletir sobre a sua vida e sobre o que precisa de ser ajustado. Agora, está na altura de criar uma visão para a sua nova vida, aquela em que adora ser a personagem principal.
Escreva, ou melhor ainda, crie um quadro visual com o aspeto da sua vida ideal.
Pense em h omo se quer sentir todos os dias .
Defina quais os hábitos que quer quebrar e quais os que quer melhorar.
Que áreas da sua vida quer dedicar mais tempo a?
O que é que quer fazer mais e menos?
Escreva com todo o pormenor que desejar as suas esperanças e sonhos para o seu futuro.
Etapa 5- Fazer Um plano
Para alcançar a sua visão, vai precisar de um plano, por isso, prepare-se para definir alguns objectivos!
Para qualquer grande transformação, é importante definir objectivos a curto e a longo prazo.
Os objectivos a curto prazo permitem-lhe ter pequenos marcos para os quais trabalhar. A recompensa de alcançar estes objectivos mais pequenos regularmente ajudá-lo-á a manter-se motivado para alcançar a visão geral.
Defina um prazo para os seus objectivos a longo prazo e lembre-se de que todos os pequenos objectivos que atingir já o estão a aproximar desse objetivo a longo prazo.
Ter um roteiro para criar uma vida que adora ajudá-lo-á a manter-se concentrado e no caminho certo.
Não hesite em ajustar os seus objectivos ao longo do caminho e não se sinta mal se o seu plano não correr exatamente como pretendido. A parte mais importante é voltar ao caminho certo quando se aperceber de que caiu.
Etapa 6 - Encontrar Uma paixão
A paixão permite que os nossos corações se sintam cheios e dá-nos uma sensação de satisfação com a vida. Envolver-se em actividades ou causas que lhe dão paixão irá proporcionar-lhe uma sensação de gratificação imediata.
A paixão pode ser encontrada em muitos cantos da sua vida, mas apenas se estiver envolvido nas coisas que o inflamam. A paixão pode ser encontrada nas suas relações íntimas, pode ser através de um passatempo, ou pode ser através de uma causa comunitária para a qual é voluntário.
Quando dedica o seu tempo a coisas que realmente lhe interessam, apercebe-se de como isso pode ser transformador por dentro.
Pode nem sempre ser fácil encontrar aquilo que o apaixona ou mesmo o tempo para se dedicar a uma paixão existente. Não faz mal, continue a experimentar diferentes ideias, actividades e conceitos no seu tempo livre, até que algo lhe pareça realmente bom.
Tente reservar um tempo todas as semanas para se dedicar totalmente à sua paixão.
Etapa 7 - Minimizar a desarrumação
Já alguma vez sentiu que a terapia de retalho é o efeito de comprar algo novo? Sim?
Agora pergunte a si próprio, quanto tempo durou essa sensação?
Embora a compra de bens materiais possa dar-nos uma sensação de gratificação instantânea, infelizmente, esse sentimento dificilmente dura (a não ser que se trate de um objeto fantástico que nos dê alegria sempre que o vemos!)
Organize os seus espaços e desfaça-se de objectos que já não servem um propósito na sua vida.
Implementar um plano para deixar de procurar a gratificação imediata e comprar menos!
Seja mais intencional quando faz compras, para garantir que só está rodeado de objectos de que gosta ou de que precisa.
Etapa 8 - Ser Agradecido
Ao reavaliar a sua vida, reserve um momento para reconhecer tudo de bom que já existe na sua vida. Uma prática de gratidão diária ajudá-lo-á a manter uma perspetiva positiva da vida.
Criar o hábito diário de dizer ou escrever três coisas pelas quais está grato ajudará a atrair ainda mais coisas pelas quais está grato.
Esta prática ajuda a treinar a mente para ver o lado bom da vida em vez de se concentrar imediatamente no lado mau. Com o tempo, isto tornar-se-á mais fácil e mais automático.
Pode começar por estar grato por coisas simples, como a satisfação das suas necessidades básicas: um teto, uma cama e boa comida na mesa todos os dias.
Talvez se sinta grato por certas pessoas na sua vida, pelo tempo de qualidade que passa com o seu animal de estimação ou até pela sua peça de roupa favorita que o faz sentir-se como um milhão de dólares.
Pode ser tão simples ou tão profundo quanto quiser!
Etapa 9 - Manter Uma atitude positiva
Uma atitude positiva gera resultados positivos. Tal como estar grato, ter uma mentalidade positiva é um hábito diário e uma ferramenta poderosa para multiplicar as coisas positivas na sua vida.
Ter uma atitude positiva significa começar cada dia com a intenção de ter um bom dia. Significa ser resiliente e capaz de enfrentar qualquer coisa que surja no seu caminho. Significa acreditar na sua capacidade de afetar a mudança na sua vida.
Quando tem uma atitude positiva, não deixa que factores externos que não pode controlar afectem o seu bem-estar interior. Pense na sua atitude positiva como um escudo; embora possa sentir o impacto da negatividade que lhe é dirigida, esta não afectará a sua sensação geral de paz.
Passo 10- Seja a mudança que procura
Pare de esperar que alguém mude a sua vida por si. Você é a sua própria autoridade e é da sua responsabilidade tomar conta da sua vida. Embora a mudança possa ser difícil, é necessária para a transformação.
Comprometa-se com os seus objectivos, adopte uma mentalidade positiva, siga o roteiro que criou e olhe para a sua bússola moral quando se deparar com decisões difíceis de tomar.
Não se esqueça de refletir sobre o que é mais importante para si e de canalizar as suas energias para essas áreas.
Criar uma vida que se ama
Em última análise, é o criador da sua própria vida. Está onde está agora devido a uma série de escolhas que lhe foram apresentadas, e a soma dessas escolhas é o que o levou a estar aqui, hoje.
Sejam quais forem as circunstâncias das escolhas que fez no passado, tem agora uma oportunidade e uma escolha para criar uma vida que se enquadre na sua visão.
Criar uma vida de que gosta vai permitir-lhe sentir-se equilibrado e em paz. Pode ser uma das coisas mais importantes que faz por si na vida.
Afinal, ser feliz e estar em paz não é o que todos nós queremos?
Esta vida é sua e o poder de mudança estará sempre nas suas mãos.
É necessária uma mudança de mentalidade e um compromisso para viver uma vida positiva. Significa rodear-se de pessoas que o apoiam e acrescentam valor à sua vida. É necessário eliminar as fontes de negatividade da sua vida e embarcar numa viagem para descobrir o que dá sentido à sua vida.
Viver uma vida que ama não significa que não encontre obstáculos e desafios ao longo do caminho. Mas a sua atitude positiva e a sua mentalidade resiliente dar-lhe-ão a força para saber que pode ultrapassar tudo. Esses desafios transformar-se-ão em lições de sabedoria. Cabe-lhe a si escolher a atitude que traz para a mesa.
Criar uma vida de que se orgulhe leva tempo e exige também que reexamine a sua posição e faça ajustes quando as coisas começarem a parecer desafinadas.
Seguir estes 10 passos e conselhos colocá-lo-á no caminho certo para criar uma vida que adora. Todos nós merecemos sentir-nos felizes e satisfeitos connosco e com a nossa vida . S o , está pronto para se dar esta oportunidade?