- Como praticar o minimalismo: 10 passos para principiantes
- A Arte de Praticar o Minimalismo
- Considerações finais
Vivemos numa cultura que romantiza mais do que menos, e é por isso que é tão fácil continuar a comprar coisas de que mal precisamos. Estamos sempre à procura de comprar a próxima grande coisa - aquele sapato que queremos, a próxima tendência de gadgets, o próximo equipamento.
Estamos sempre a esbanjar nas coisas e, embora isso seja considerado normal, viver uma vida minimalista é muito melhor. Na verdade, ter menos é mais, porque nos faz valorizar as coisas de que precisamos, em vez das que queremos. Neste artigo, vamos falar sobre tudo o que precisa de saber sobre como praticar o minimalismo.
Como praticar o minimalismo: 10 passos para principiantes
#1 Praticar dizer não
Dizer "não" não se aplica apenas aos outros, mas também a si próprio. É fácil tratar de si próprio com as coisas que quer regularmente, especialmente quando acha que as merece. Não se deve sentir mal por dizer "não" às coisas de que não precisa no momento, mas concentre-se em ter disciplina e autocontrolo.
Isto também significa dizer não às pessoas que o convidam para eventos e compromissos que o afastam das suas principais prioridades. Desta forma, terá mais energia, tempo e até dinheiro para coisas e pessoas de que precisa.
#2 Deite fora o que já não precisa
Com todas as coisas que acumulou e de que já não precisa, encontre uma forma de as doar ou de as vender a outras pessoas. Desta forma, estará a dar os seus pertences a outras pessoas que precisam realmente deles mais do que você.
Doar é uma forma altruísta de dar aos outros, uma vez que eles vão apreciar tudo o que está a dar. O minimalismo baseia-se na ideia de eliminar a desordem, por isso é precisamente isto que precisa de incorporar.
#3 Poupar um fundo de emergência
Ter um fundo de emergência é a melhor maneira de resistir a gastar o seu dinheiro em qualquer outra coisa. Este fundo funciona também como uma rede de segurança para as suas finanças futuras, uma vez que tem algo para o caso de lhe acontecer algo de mau.
Em vez de usar o seu dinheiro para gastar nas últimas tendências da moda e dos gadgets, invista-o num fundo de emergência. Desta forma, estará a praticar ativamente o minimalismo.
#4 Simplificar as suas despesas
Quando simplifica as despesas, faz um orçamento eficaz que o impede de gastar desnecessariamente. Nem sempre tem de gastar o seu dinheiro em coisas que quer, mas é melhor gastá-lo no que precisa para a semana, como comida, contas e outras necessidades.
Ao fazê-lo, está a praticar mais tendo menos, através do próprio princípio do minimalismo. Pode não gastar em muito, mas gasta no que precisa - e isso é mais do que suficiente.
#5 Organizar a sua casa
Se está empenhado em viver uma vida minimalista, comece por arrumar a sua casa e pôr de lado as coisas de que não precisa. Se tem várias roupas, sapatos, malas, aparelhos ou móveis de que não precisa, ponha-os de lado.
O minimalismo começa na sua casa e, quando vê todo o espaço na sua casa, tem mais espaço para as coisas de que precisa. Vai sentir-se capaz de respirar melhor quando tem uma casa minimalista.
#6 Definir regras
O minimalismo não tem o mesmo aspeto para toda a gente - pode ser ter menos pertences, menos experiências, menos relações.
A definição de regras ajuda-o a identificar os ajustes que precisa de fazer na sua vida para incorporar o minimalismo.
#7 Começar de novo
Independentemente do que os outros digam, não devemos ter medo de começar de novo, especialmente quando há coisas e pessoas na nossa vida que nos impedem de atingir o nosso melhor potencial.
Por vezes, começar de novo é a única forma de viver uma vida minimalista e simples, longe do estilo de vida consumista a que estamos tão habituados.
#8 Use-o ou perca-o
Ao determinar quais os seus bens que deve perder, decida se os vai utilizar e, caso contrário, é melhor doá-los, vendê-los ou oferecê-los a um familiar ou amigo.
Se não tenciona continuar a utilizá-lo, é melhor dá-lo a alguém que o utilize mais do que você.
#9 Organizar por categoria
Se está a ter dificuldade em organizar a sua casa em algo mais minimalista, a organização será a sua melhor amiga. Organize os seus pertences em categorias e isso irá poupar-lhe muito tempo. Se tem sapatos, nada mais deve estar nessa categoria e o mesmo se aplica aos seus outros pertences.
#10 Fazer as perguntas difíceis
Não é fácil livrarmo-nos de coisas que já quisemos, mas temos de perguntar a nós próprios se é algo de que realmente precisamos ou queremos. Se não nos está a ajudar a crescer, então temos de o deixar ir.
A Arte de Praticar o Minimalismo
O minimalismo é uma arte, mais do que qualquer outra coisa no mundo. Trata-se de ter muito mais espaço, energia e tempo quando se deixa de lado as coisas erradas na sua vida. Embora o minimalismo possa parecer difícil no início, especialmente quando se está habituado a comprar todas as coisas que se quer, aprenderá a valorizar as coisas significativas na sua vida.
O minimalismo faz-nos perceber que não precisamos de desarrumação desnecessária na nossa vida se ela nos estiver a impedir de crescer. Quando nos libertarmos da desarrumação, teremos mais paz e calma na nossa vida. Muitas pessoas que incorporam o minimalismo nas suas vidas não voltam ao seu estilo de vida consumista.
Considerações finais
Espero que este artigo o tenha ajudado a perceber como praticar o minimalismo. É tão fácil rodearmo-nos de todas as coisas que queremos para nos sentirmos melhor.
No entanto, o minimalismo promove a paz e a calma como nunca antes. Terá mais espaço e tempo para as coisas que realmente importam e não se sentirá tão esgotado. Enche a sua vida de propósito e significado como nunca antes, à medida que limpa a sua vida por completo