Como seres humanos, somos naturalmente animais sociais. Desejamos a companhia dos outros para nos sentirmos realizados. Mas o que acontece quando nos encontramos rodeados de pessoas que parecem ter os nossos melhores interesses no coração, mas que, na realidade, apenas procuram o seu próprio benefício?
É aqui que entram em jogo os amigos falsos, indivíduos que fingem ser solidários e carinhosos, mas que, na realidade, o usam como um meio para atingir um fim, sem intenção de lhe dar nada em troca. Aqui estão 10 sinais de como detetar esses amigos falsos.
10 sinais de amigos falsos
1. estão sempre por perto, mas raramente contribuem para a amizade
Os amigos falsos são normalmente muito visíveis, parecem nunca sair do nosso lado e não podemos ir a lado nenhum sem nos cruzarmos com eles.
No entanto, quando chega a altura de estes indivíduos retribuírem, desaparecem como um fantasma na noite, sem qualquer explicação. Se alguém não o apoia quando mais precisa, não é um amigo.
2) Estão constantemente a gabar-se dos seus próprios feitos
Os amigos falsos estão sempre a tentar superá-lo. Quando conseguem alguma coisa, fazem questão de que você saiba tudo sobre isso!
Mas quando o sapato estiver no outro pé e partilhar as suas boas notícias com eles, não espere um pingo de parabéns ou apoio. São falsos porque, na realidade, o que realmente importa para eles é o seu próprio sucesso.
3 - Fazem mexericos sobre os outros
É verdade, os amigos falsos falam nas costas das pessoas, adoram jogar ao "telefone" e acabam por distorcer todas as histórias até ficarem irreconhecíveis.
É por isso que nunca se deve confiar no que eles dizem, porque o mais provável é que seja mentira! Não caia nesta armadilha; rodeie-se de amigos que o apoiem e que sejam positivos e animadores.
4. manifestam preocupação quando precisam de alguma coisa
Quando os falsos amigos querem manipular-nos, de repente tornam-se os nossos confidentes mais leais e de confiança.
A preocupação que expressam é falsa, numa tentativa de ganhar a sua simpatia ou de conseguir o que querem. Cuidado! É importante não confundir simpatia com empatia; a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
5) Aumentam a aparência de amizade
Há alguns amigos falsos que tentam enganá-lo, fazendo-o acreditar que são o seu verdadeiro amigo. Fazem-no fingindo que estão interessados no que se passa na sua vida e fazendo elogios, apesar de, no fundo, não se importarem nada com quem você é como pessoa.
Isto não está certo; se alguém não respeita os seus limites ou não aprecia quem você é, não é um verdadeiro amigo.
6. não se interessam pelos seus passatempos e interesses
Um verdadeiro amigo quer saber tudo sobre si, quer saber o que se passa na sua vida, faz perguntas e preocupa-se com as respostas!
Se alguém não parece interessado em quem tu és ou no que é mais importante para ti como pessoa, então continua a andar porque esse é um falso amigo que não queres manter.
7. não oferecem amabilidade e apoio
Todos nós cometemos erros de vez em quando, mas os amigos falsos não se preocupam com o seu crescimento pessoal; só estão interessados em que fique exatamente onde está para poderem continuar a aproveitar-se de si.
Se alguém não o encoraja ou apoia quando os tempos se tornam difíceis para si como pessoa, não merece estar na sua vida.
8. estão constantemente a tentar usá-lo
Os falsos amigos estão sempre a precisar de alguma coisa e tentam constantemente manipulá-lo para que faça coisas por eles, apesar de o poderem fazer facilmente sozinhos.
Estes indivíduos só querem uma boleia grátis e não vão parar por nada para atingir esse objetivo! Afaste-se de pessoas falsas como estas; rodeie-se de pessoas que o elevem e o encorajem.
9) As suas emoções são inconstantes
Os amigos falsos não são genuínos, fingem estar felizes quando na realidade estão tristes e vice-versa.
Se alguém está constantemente a mudar de posição como um peixe fora de água, não há maneira de construir uma amizade autêntica com essa pessoa, porque a base será sempre instável!
10. não são eles próprios à frente das outras pessoas
Os amigos falsos não são quem aparentam ser. Escondem-se por detrás de uma máscara e tentam impressionar os outros com uma atuação que não representa quem realmente são no seu íntimo.
Se alguém se comporta como uma pessoa contigo, mas completamente diferente com os teus amigos em comum, essa pessoa é falsa. Não há razão para ser amigo de alguém que não tem coragem de mostrar a sua verdadeira personalidade!
Como evitar amigos falsos
Podem não ser fáceis de detetar no início da amizade, especialmente quando se está a começar a conhecê-los. No entanto, os amigos falsos revelam-se sempre no final.
Para o ajudar a evitá-los, dedique algum tempo a conhecer alguém e rodeie-se de pessoas positivas que o estimulem. Não dê facilmente a sua confiança nem deixe que um estranho entre rapidamente na sua vida só porque lhe parece simpático à primeira vista - tenha cuidado!
As melhores amizades surgem quando duas pessoas se ligam ao mesmo nível e se ajudam mutuamente a crescer sem julgamentos ou segundas intenções.
Rodeie-se apenas de pessoas genuínas que respeitem, apreciem e se preocupem com os outros. Em troca, partilhe os seus mesmos valores com eles para construir uma amizade forte e duradoura.
Considerações finais
Se algum destes sinais lhe parecer que está a acontecer ou se as pessoas à sua volta parecerem preocupadas com este problema, então reserve algum tempo para refletir sobre o que precisa de mudar para que as relações autênticas voltem a crescer na sua vida.