Toda a gente tem desarrumação em casa. É um dado adquirido no mundo ocupado de hoje, mas não tem de ter uma casa desarrumada para sempre! Vou partilhar consigo algumas dicas secretas que tenho guardadas e que vão deixar a sua casa e a sua vida livres de desarrumação num instante.
Pode parecer complicado no início, mas estou a partilhar 25 dicas para aprender tudo o que precisa de saber sobre como limpar a desarrumação e manter-se no caminho certo:
25 dicas simples para limpar a desarrumação da sua casa
1- Comece por um projeto pequeno e depois avance para projectos maiores
Organize as gavetas da sua secretária, separe os talheres, faça a cama ou faça qualquer coisa pequena e metódica para preparar a sua mente para a limpeza.
Ao fazê-lo, pode passar gradualmente para coisas maiores, de modo a não ficar sobrecarregado com toda a desordem de uma só vez.
2- Pedir ajuda
Se se sentir sobrecarregado, nunca terá de fazer as coisas sozinho.
Peça ajuda a um amigo ou familiar e passe o dia a limpar a sua desarrumação enquanto ouve a sua música favorita, come um lanche e põe a conversa em dia.
3- Pode começar em lugares altos e descer para lugares mais baixos
Por vezes, é útil planear a limpeza de cima para baixo. Por exemplo, limpe primeiro o pó das prateleiras, depois endireite os quadros nas paredes, lave as janelas e limpe os parapeitos.
Isto ajudá-lo-á a limpar de uma forma linear, o que tornará todo o processo menos caótico e avassalador.
4-Limpar em pequenos intervalos de tempo
Se limpar um pouco de cada vez, parecerá menos cansativo do que se gastar grandes quantidades de tempo na sua casa.
Divida o trabalho em incrementos de trinta minutos para que se possa concentrar numa área de cada vez e fazer o trabalho!
5- Pegar em três caixas e etiquetá-las como "Deitar fora", "Guardar" e "Doar"
Quando está a nadar em desordem e não sabe o que fazer, é uma boa ideia criar um visual para organizar a sua desordem. Pegue em três caixas grandes e rotule-as "Deitar fora", "Guardar" e "Doar".
Será muito mais fácil visualizar o que quer manter e o que quer deitar fora, além de que as caixas facilitarão o transporte dos objectos indesejados para o lixo ou para os caixotes de doação.
6- Utilizar a regra do ano
Se não utiliza um objeto há mais de um ano, provavelmente não precisa dele. Guarde-o no sótão, doe-o ou deite-o fora.
A maior parte dos objectos que pensa precisar são puramente sentimentais, pelo que deve pensar com a cabeça e determinar o nível real de necessidade que tem de um objeto.
7- Obter mobiliário que sirva de arrumação
Muitas peças de mobiliário, como bancos, pufes e até mesas de café, têm capacidade de arrumação. Utilize peças de mobiliário inteligentes para minimizar a desarrumação geral.
8- Colocar objectos em locais específicos
Para evitar a desarrumação, certifique-se de que mantém os objectos perto da área onde vão ser utilizados, o que minimiza a desarrumação e a confusão.
Por exemplo, guarde os pequenos electrodomésticos na cozinha, as chaves num gancho ou numa tigela junto à porta de entrada, o correio num organizador de correio e os sapatos numa sapateira.
9- Experimente todas as suas roupas
Percorra o seu armário e experimente tudo: se lhe servir, guarde-o. Se não lhe servir, deite-o fora, a não ser que seja algo sentimental, como um vestido de noiva.
Não guarde roupa com o pensamento de que um dia lhe servirá, pois pode sempre comprar roupa nova mais tarde. Livre-se da roupa de que não precisa por agora.
10- Por cada coisa que trazes para casa, deita fora uma coisa
Se comprar uma torradeira nova, deite fora a nova. Se comprar almofadas novas, doe as antigas.
Tente não aumentar o número total de coisas que tem em casa.
11- Deitar fora objectos partidos
Não importa o que seja, se estiver estragado, deite-o fora. Não vai ter tempo para arranjar cada vidro lascado, toalha de mesa manchada ou camisa rasgada.
Não perca tempo e livre-se simplesmente dos objectos partidos antes de entrar em território de acumulação.
12- Reveja o seu frigorífico semanalmente
Uma vez por semana, passe pelo seu frigorífico e elimine os alimentos estragados, fora de prazo ou que já não quer.
13- Organize os seus documentos importantes
Um espaço de trabalho desorganizado pode ser incrivelmente caótico. Invista em pastas de organização, num armário de ficheiros ou noutros métodos de ordenação para nunca mais ter de lidar com a desarrumação da secretária.
14- Não se questione a si próprio
Se deitar algo fora, deixe-o no lixo. Se doar algo, deixe-o lá. A sua reação instintiva é sempre a melhor, porque se começar a duvidar, nada ficará limpo.
15- Limpar quando a vontade bate
Nunca se sabe como estará a sua disposição de um dia para o outro, por isso aproveite a oportunidade para limpar quando lhe apetecer.
16- Anotar o que limpa e o que precisa de ser limpo
Manter uma lista detalhada do que precisa de ser limpo e do que já foi limpo ajuda-o a manter-se no caminho certo.
Também lhe dá uma sensação de realização quando consegue riscar coisas da lista, o que o motivará a continuar a limpar.
17- Deixar os objectos sentimentais para o fim
Se começar com objectos sentimentais, todo o processo de limpeza será movido pela emoção. Começará a afeiçoar-se a objectos que não estaria anteriormente, o que tornará todo o processo mais difícil de terminar.
18- Tentar não comprar demasiado
Se comprar muitos artigos desnecessários quando sai para fazer compras, a desordem continuará a acumular-se com o tempo.
19- Felicitar-se a si próprio
Quando limpar alguma coisa, felicite-se por isso! Isso dar-lhe-á uma sensação de orgulho no seu trabalho e na sua casa, e ficará motivado para continuar o bom trabalho.
20- Crie o hábito de doar uma vez por mês
Uma vez por mês, faça uma doação aos mais necessitados e livre-se de tudo o que não precisa. Isto minimizará a desordem e colocará os artigos numa boa causa.
21- Organizar o correio com um organizador de correio
Pendure um bonito organizador de correio junto à porta da frente com três cestos pendurados.
Sempre que trouxer o correio, coloque-o no cesto superior para o correio recebido, coloque o correio lido no cesto do meio e, em seguida, coloque o correio enviado no cesto inferior. Simples, não é?
22- Fazer um plano de limpeza semanal
Os calendários de limpeza ajudam-no a manter-se no caminho certo, para que a desarrumação nunca seja um problema. Dão-lhe uma visão visual para que nunca se desvie ou se esqueça do que precisa de ser limpo e quando.
Existem muitos recursos úteis em linha que podem servir de modelo ao seu horário, por isso experimente!
23- Ensine aos seus filhos algumas técnicas de limpeza
Ensinar os seus filhos a limparem tudo o que fazem tornará a sua vida muito mais fácil a longo prazo.
Também os ajudará a aprender competências valiosas que podem levar para a vida adulta, como a responsabilidade, a organização e a limpeza.
24- Faça caixas de brinquedos organizadas para os seus filhos
Esta é uma dica muito divertida para limpar a desarrumação. Pegue nos seus filhos e faça um dia divertido a escolher caixas coloridas para os brinquedos. Rotule as caixas para cada tipo de brinquedo que o seu filho tem e divirta-se a fazer um jogo de limpeza.
Transforme-o numa caça ao tesouro para os seus filhos e corra para ver quem consegue organizar os brinquedos nos caixotes correctos mais rapidamente! Será divertido para eles e aliviará muito o stress da sua parte. Experimente e veja por si próprio!
25- Declutinar a casa de banho
Passe pelo seu armário de medicamentos e deite fora todas as receitas fora de prazo, pastas de dentes secas e quase vazias, escovas de dentes velhas, etc. Depois, passe para o chuveiro e deite fora garrafas vazias, pedaços de sabão em barra e produtos de beleza que sabe que já não vai utilizar.
Faça isto todos os meses para manter a sua casa de banho limpa e arrumada.
Considerações finais
Lembre-se de se dedicar a isso e de criar o hábito de arrumar tudo para nunca mais se sentir sobrecarregado com a desarrumação.
Espero que as minhas dicas o tenham ajudado a encontrar formas fantásticas de organizar a sua casa e desejo-lhe o melhor nos seus esforços de limpeza!