15 formas valiosas de valorizar o que se tem

Como seres humanos, temos tendência para desejar coisas que não temos e para nos compararmos com os outros, o que pode ser prejudicial para a nossa paz de espírito e deixar-nos insatisfeitos ou não realizados.

Temos o poder de mudar isso com alguns passos simples que nos levarão na direção certa e a um lugar onde podemos começar a apreciar tudo o que temos na vida.

A importância de dar valor ao que se tem

O apreço dá-nos clareza e um novo amor pela vida, permitindo-nos explorar todas as áreas da dádiva, satisfação e amor através do apreço.

A simples prática de expressar gratidão todos os dias pode levar-nos completamente a um novo estado emocional, de autorreflexão e paz interior. O nosso bem-estar mental floresce através do processo.

Estas são apenas algumas das vantagens de apreciar o que temos. Vamos explorar 15 formas de apreciar o que temos.

15 formas valiosas de valorizar o que se tem

1. contar as suas bênçãos (literalmente) com uma jarra de bênçãos

É fácil querer mais do que se tem e ainda mais fácil esquecer como apreciar o que se tem. Uma forma de evitar isto é criar um frasco de bênçãos. Arranje um frasco grande que possa abrir e fechar facilmente.

Todos os dias, escreva algo que aprecia na sua vida e coloque-o no frasco. Da próxima vez que se sentir em baixo por causa do que poderia ter na sua vida, abra o frasco das bênçãos e leia-as.

2) Fazer uma lista das pessoas que o fazem feliz

Outra forma valiosa de estar grato pela vida que tem é escrever uma lista das pessoas que lhe dão alegria. Por vezes, pode desejar ser mais popular e estar sozinho no mundo.

Escrever todas as pessoas que amamos recorda-nos a sorte que temos em tê-las na nossa vida e mostra-nos também que somos igualmente amados.

3. passar menos tempo nas redes sociais (ou mesmo eliminá-las)

A investigação mostra que as redes sociais são, de certa forma, o ladrão da alegria. De acordo com o Jornal de Psicologia Social e Clínica , afirmam que os meios de comunicação social estão associados a um maior risco de depressão e solidão, e que isso se deve à comparação social.

Como pode apreciar o que tem quando o compara com o que outra pessoa poderá ter? Ganhe gratidão pelo que tem, utilizando as redes sociais apenas 20 minutos por dia ou menos.

4) Informar-se sobre os menos afortunados

Há pessoas maravilhosas que entrevistam os sem-abrigo e as colocam no YouTube. Procure algumas destas entrevistas para reconhecer verdadeiramente a sorte que tem neste mundo.

Para uma dose extra de apreço, reserve algum tempo para conversar com um sem-abrigo e veja como pode ajudar.

5. banir os pensamentos auto-destrutivos

A terapia cognitivo-comportamental afirma que a maioria dos pensamentos negativos tem origem na forma como está a pensar sobre o assunto. Em vez de ter inveja do novo Mustang do seu amigo, dê um passo atrás e identifique porque é que se sente assim.

A resposta é provavelmente um retumbante "não".

6) Escrever cartas a quem se ama

Quando foi a última vez que escreveu uma carta a alguém? Na era das mensagens instantâneas, já deve ter passado muito tempo. Aprecie o que tem, enviando correio tradicional a algumas das suas pessoas favoritas, dizendo-lhes porque as ama.

O seu amigo ou familiar ficará muito agradecido e você poderá lembrar-se das suas bênçãos.

7. considerar a possibilidade de participar numa formação sobre gratidão

O treino da gratidão é um novo conceito que tem vindo a ganhar força recentemente. Os profissionais dedicam dias a guiá-lo através de exercícios para iluminar a beleza da sua vida.

O objetivo da formação é ajudá-lo a compreender o que desencadeia os pensamentos que o levam a ser ingrato. Estes cursos têm ajudado as pessoas a ultrapassar depressões graves sem qualquer medicação.

8. criar afirmações diárias

Acorde de manhã e confirme que a sua vida é fantástica com afirmações diárias. Crie mantras positivos e diga-os em voz alta a si próprio, de preferência em frente a um espelho.

Uma afirmação pode ser que o universo trabalha a seu favor porque você é digno disso. Pense em pelo menos algumas e diga-as todas as manhãs. Faça isso para começar bem o dia.

9. perguntar a alguém próximo de si o que gosta em si

Em algum momento da sua vida, pode ter pensado que gostaria de ser mais x-y-z. Que tivesse mais x-y-z.

Elimine pensamentos como estes telefonando a um amigo próximo ou a um familiar para lhe perguntar o que apreciam em si.

Quando lhe disserem, será impossível ignorar o facto de que tudo o que precisa está dentro de si.

10. fazer uma atividade com as crianças sem-abrigo no seu abrigo local

Sabia que uma em cada 30 crianças é sem-abrigo nos EUA? Dê valor ao que tem, ligando para o seu abrigo local para ver em que actividades pode participar para alegrar o dia de uma criança sem-abrigo.

O objetivo disto não é fazer-te sentir mal, mas ajudar-te a ver que o que tens é um privilégio. Usa o teu privilégio para elevar a tua comunidade em vez de te repreenderes a ti próprio.

11. ter um dia de autocuidado

Dê a si próprio um dia de autocuidado e agradeça a todas as partes do seu corpo enquanto o faz. Massaje as suas pernas e agradeça-lhes por serem tão fortes. Esfolie os seus lábios com um pouco de açúcar e agradeça-lhes por lhe permitirem dizer palavras de bondade.

Aprecie o que tem, apreciando-se a si próprio!

12. entrar em contacto com a música

Cientistas comportamentais no Reino Unido, descobriu que ir a concertos melhora a sua sensação geral de bem-estar. Vá em frente e veja aquela banda local ao vivo. Talvez compre um par de bilhetes para ver a sua banda favorita com um ente querido.

Enquanto lá estiver, permita-se apreciar a música e agradeça o facto de ter tudo o que precisa (incluindo experiências musicais colectivas).

13. estar mentalmente presente na vida

Por vezes é difícil apreciar o que se tem, mas é muito mais difícil fazê-lo quando não se está atento ao momento presente.

Seja o que for que esteja a fazer, entregue-se completamente ao momento. Não se compare com o corpo de praia de outra pessoa. Desfrute apenas da praia!

14. ler um livro de autoajuda

Muitos profissionais dedicaram as suas vidas a ajudar as pessoas com problemas de gratidão. Vá à sua biblioteca ou livraria local para obter uma cópia de um livro de autoajuda sobre gratidão.

Há imensas opções para escolher. Se não gosta muito de ler, pode comprar um audiolivro.

15. escrever uma carta de amor a si próprio

Toda a gente precisa de se lembrar de que é maravilhosa e digna. Coloque uma caneta no pergaminho e escreva as razões pelas quais se orgulha de si própria. Pratique a autorreflexão. Se estiver a sentir que não é suficiente ou que o que tem não é suficiente, leia a sua carta.

Depois de o ler, lembrar-se-á de que a sua vida não precisa de ser mudada, a única coisa que precisa de ser mudada é a sua perceção dela.

Encontrar a apreciação todos os dias

Pode encontrar e praticar a apreciação todos os dias. Tente aplicar alguns exercícios de atenção, como escrever num diário ou anotar as suas gratidões durante a sua rotina matinal.

Reserve 20 minutos por dia para refletir sobre a sua vida e o estado atual em que ela se encontra. Abrace tudo o que ela tem de bom e de alegre. Mude a sua mente para se concentrar no positivo e preste atenção aos prazeres simples da vida.

Considerações finais

Aprender a apreciar o que temos pode ter o poder de transformar completamente a nossa vida. Por vezes, pode ser difícil, com todo o ruído e distracções que nos rodeiam diariamente.

Mas se fizer um esforço intencional para apreciar as pessoas e as coisas na sua vida, ficará eternamente grato. Partilhe os seus pensamentos nos comentários abaixo:

Rolar para o topo