Colocamos as nossas famílias em primeiro lugar, os nossos empregos em primeiro lugar e até colocamos as necessidades dos outros à frente das nossas. Nem sempre é fácil colocarmo-nos em primeiro lugar porque temos pressões sociais que nos dizem que colocar os outros à frente de nós próprios é a coisa certa a fazer.
No entanto, é importante para o seu bem-estar que, por vezes, se coloque em primeiro lugar. Aqui estão 12 formas que o ajudarão a colocar-se em primeiro lugar.
O que significa pôr-se a si próprio em primeiro lugar
Colocar-se em primeiro lugar não significa que coloca as suas necessidades à frente das dos outros. Significa que se coloca ao mesmo nível que os outros, e é igualmente importante para o seu estado mental colocar-se por vezes à frente dos outros.
Os benefícios de se colocar em primeiro lugar
São inúmeros os benefícios de nos colocarmos em primeiro lugar. Quando nos colocamos em primeiro lugar, sentimo-nos mais felizes e satisfeitos porque sabemos que as nossas necessidades estão a ser satisfeitas. Também temos a capacidade de estar presentes para os outros de uma forma muito mais eficaz quando nos colocamos em primeiro lugar.
Por último, quando nos colocamos em primeiro lugar, mostramos a nós próprios que somos tão importantes como todas as outras pessoas na nossa vida.
12 formas importantes de se pôr a si próprio em primeiro lugar
Há muitas maneiras de se colocar em primeiro lugar, aqui estão 12 delas!
1) Reserve tempo para si próprio todos os dias, por mais ocupada que seja a sua agenda.
Mesmo que sejam cinco minutos do seu dia para se sentar e relaxar, isso vai ajudá-lo a colocar-se em primeiro lugar. Tirar tempo para si próprio vai deixá-lo de melhor humor e colocar as outras exigências do seu tempo em perspetiva. Também lhe dá a oportunidade de colocar as suas necessidades em primeiro lugar.
2) Estabeleça limites com as pessoas da sua vida.
Se alguém está sempre a aproveitar-se do seu tempo ou a pedir-lhe demasiado, estabeleça um limite e diga-lhe que precisa de algum tempo para si. Isto também mostrará às pessoas que as suas necessidades são igualmente importantes.
Pode estabelecer estes limites com amigos, familiares e até mesmo colegas de trabalho, se necessário. Se estabelecer um limite, as pessoas respeitarão essa linha entre elas e você.
BetterHelp - O apoio de que precisa hojeSe precisar de apoio e ferramentas adicionais de um terapeuta licenciado, recomendo o patrocinador do MMS, BetterHelp, uma plataforma de terapia online que é flexível e acessível. Comece hoje mesmo e ganhe 10% de desconto no seu primeiro mês de terapia.
SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.3) Faça algo que lhe dê alegria todos os dias.
Quer seja ler, pintar, fazer caminhadas ou outra coisa qualquer, certifique-se de que faz todos os dias algo que lhe traz alegria. Pode ser algo que o ajude a relaxar e a desestressar, ou pode ser algo que o desafie e o faça feliz.
4) Dizer não às coisas que não te trazem felicidade.
Se houver eventos ou tarefas que surjam na sua vida que não o façam feliz, diga não e ponha-se a si próprio em primeiro lugar. Pode ser algo tão simples como recusar um convite para sair ou recusar um projeto no trabalho que não considere adequado para si.
Dizer não ajudará a colocar a sua felicidade em primeiro lugar e também mostrará às pessoas da sua vida que se preocupa consigo próprio.
5) Investir tempo em relações com pessoas que se preocupam consigo e o põem em primeiro lugar.
Se há pessoas na sua vida que o põem em baixo ou que colocam as suas necessidades à frente das suas, talvez seja altura de investir alguma da sua energia noutro lugar. Passe tempo com pessoas que o põem em primeiro lugar e que o fazem sentir-se bem consigo próprio. Estas são as relações que vale a pena ter na sua vida.
6) Fazer coisas para si e não para os outros, sempre que possível.
Quer se trate de uma viagem sozinho, de uma massagem ou de passar o dia a fazer algo de que gosta, faça coisas para si próprio. Isto deixá-lo-á de bom humor e fará com que se sinta feliz. Quando se coloca a si próprio em primeiro lugar, é mais fácil fazer coisas para os outros.
Pode ser difícil colocar-se em primeiro lugar quando as pressões sociais nos dizem que colocar os outros à frente de nós próprios é a coisa certa a fazer. No entanto, é importante para o seu bem-estar que se coloque em primeiro lugar.
7) Cuidar da sua saúde física através de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico.
Quando se coloca fisicamente em primeiro lugar, isso também terá um efeito positivo no seu bem-estar mental.
É importante encontrar uma rotina de exercício e uma dieta que funcione para si e que o ajude a ficar de bom humor. Se não cuidar da sua saúde física, será difícil colocar-se em primeiro lugar a nível mental e emocional.
Meditação facilitada com o HeadspaceDesfrute de uma avaliação gratuita de 14 dias abaixo.
SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.8) Estabeleça objectivos para si próprio e esforce-se por alcançá-los.
Colocar-se em primeiro lugar significa assumir o controlo da sua vida e fazer o que o faz feliz. Para se colocar em primeiro lugar, tem de definir objectivos para si próprio e trabalhar para os alcançar.
Quando atingimos os nossos objectivos, a sensação é fantástica e deixa-nos de bom humor, além de nos mostrar que somos capazes de tudo quando nos dedicamos a isso.
9) Fazer uma pausa nas redes sociais de vez em quando.
Quando nos colocamos em primeiro lugar, é importante tirar algum tempo para nós próprios e desligarmo-nos da tecnologia e das redes sociais. As redes sociais podem colocar muita pressão sobre nós para nos colocarmos em último lugar e podem fazer com que nos sintamos mal connosco próprios.
Afastar-se um pouco das redes sociais colocará as suas necessidades em primeiro lugar e permitir-lhe-á desfrutar de experiências da vida real com pessoas reais que estão mesmo à sua frente.
De vez em quando, pouse o telemóvel durante algumas horas e aprecie o que o rodeia.
10) Não se compare com os outros.
A comparação é o ladrão da alegria e é uma das formas mais fáceis de nos colocarmos em último lugar. Quando estamos constantemente a comparar-nos com os outros, não estamos a viver no presente e não nos colocamos em primeiro lugar.
Haverá sempre alguém mais atraente, mais inteligente, mais engraçado e mais magro do que tu. Desde que ponhas as tuas próprias necessidades em primeiro lugar e te esforces por ser a melhor versão de ti próprio, não importa o que as outras pessoas estão a fazer ou como estão a viver as suas vidas.
11) Passar tempo com pessoas que o fazem feliz e o elevam.
Rodear-se de pessoas positivas é uma das melhores coisas que pode fazer por si próprio. Quando está rodeado de pessoas que o põem em primeiro lugar e o fazem feliz, isso terá um efeito positivo no seu humor e bem-estar.
Se há pessoas negativas na sua vida que o deitam abaixo, tente distanciar-se delas o mais possível. Não é saudável estar perto de pessoas que não o põem em primeiro lugar.
12) Seja gentil consigo mesmo, independentemente do que aconteça na sua vida.
Mesmo quando os tempos se tornam difíceis, coloque-se em primeiro lugar, sendo paciente com o processo e cuidando de si mental e fisicamente durante esses tempos difíceis.
Quando nos colocamos em primeiro lugar, isso não significa que as outras pessoas se tornem menos importantes ou não tenham importância. Ninguém tem mais valor do que a pessoa que vive a sua vida e tenta fazer o que a faz feliz.
Se as coisas não estão a correr bem para si, ponha-se em primeiro lugar, sendo gentil na forma como está a lidar com a situação, tanto mental como fisicamente.
Considerações finais
Ao terminar este post, quero desafiá-lo a assumir um compromisso. Pare o que está a fazer e pense quando foi a última vez que se colocou em primeiro lugar de alguma forma.
Se já passou algum tempo, respire fundo e pergunte a si próprio como é que a sua vida seria diferente se começasse a colocar-se em primeiro lugar todos os dias.
O que é que pode mudar? Como é que as suas relações podem melhorar? Que objectivos ou sonhos podem tornar-se mais realizáveis? Pense nestas questões durante apenas um minuto antes de continuar com o resto do seu dia; elas proporcionarão uma perspetiva que muitas vezes se perde nas nossas vidas ocupadas.