Todos nós somos culpados disso em algum momento das nossas vidas. Dirigimo-nos a um amigo, a um ente querido ou mesmo a um estranho na rua e perguntamos como é que ele se pode aceitar a si próprio. É uma pergunta interessante porque tendemos a não pensar no trabalho que dá a outra pessoa amar-se a si própria.
A verdade é que muitas pessoas passam a vida inteira a tentar aprender a aceitar-se a si próprias - e há muitas formas de começar já hoje!
Porque é que é tão difícil aceitarmo-nos a nós próprios
É difícil aceitar-se a si próprio porque há muitas coisas diferentes em si que podem dificultá-lo. Pode ser alguém que esteja constantemente a duvidar da sua boa aparência, do quanto as pessoas gostam de si ou de quão inteligente é realmente.
Aceitar-se a si próprio não significa apenas pensar positivamente - embora um pouco de positivismo possa ajudar muito! Significa fazer ativamente coisas que o ajudarão a sentir-se melhor sobre o quão fantástico é.
11 passos para aprender a aceitar-se a si próprio
1) Faça uma lista das qualidades positivas que possui.
Talvez seja muito bom a desenhar ou a escrever, talvez tenha um grande sentido de humor.
Não importa o quão grandes ou pequenos possam parecer - faça a lista e orgulhe-se! Estes serão os seus novos melhores amigos quando se trata de aprender a aceitar-se a si próprio.
2) Faça regularmente algo que o faça sentir-se bem consigo próprio.
Talvez seja tocar a sua música favorita ou fazer o possível para fazer alguém feliz durante apenas cinco minutos por dia, todos os dias. Arranje tempo todos os dias para fazer algo que o deixe orgulhoso e que o lembre de como é fantástico!
3) Cuide de si diariamente.
É importante cuidar do seu corpo para que ele se sinta bem com a forma como está a cuidar dele.
Significa também deixar de fazer algo mau durante um dia por semana - quer seja deixar de fumar, beber menos ou comer de forma mais saudável.
4. correr riscos.
Fazer algo fora da sua zona de conforto no número quatro vai ajudá-lo a aprender a aceitar-se a si próprio! Mas não acaba aqui - certifique-se de que cada dia, semana ou mês tem pelo menos uma coisa na lista que é nova e diferente para si!
Os riscos não têm de ser enormes, podem ser tão simples como vestir uma cor diferente hoje!
Poderá sentir medo ou nervosismo, mas de que outra forma aprenderá a aceitar-se se não correr esses riscos?
Se não resultar, o que importa é que tentou e isso é fantástico. Aprenda a apanhar os cacos e a tentar de novo novos sucessos
5) Não se compare com os outros.
Compararmo-nos com os outros é a forma como acabamos por nos sentir mal connosco próprios e a verdade é que não importa quantas pessoas temos do nosso lado nesta luta. O que importa é o quão bem estamos connosco!
Cada dia é um novo dia e cada decisão que tomar sobre a forma como se aceita a si próprio será única.
6) Confiar plenamente em si próprio.
Parece um cliché, mas como é que se pode aprender a aceitar-se a si próprio se não se confia que as suas decisões são as mais correctas para si? Confie naquilo que faz de si, VOCÊ!
A auto-confiança é algo com que muitas vezes nos debatemos devido ao número de pessoas que nos podem ter magoado. Mas está na altura de recuperar o seu poder e confiar no que sente quando se trata de se aceitar a si próprio.
Se alguém lhe diz que as suas decisões são erradas, então é essa pessoa que precisa de ajuda para se aceitar a si própria e não você!
Confie em como as suas escolhas têm sido boas para se aceitar a si próprio até agora - porque isso dar-lhe-á todo o encorajamento de que precisa para continuar o bom trabalho!
7. praticar o amor-próprio.
É assim que aprendes a aceitar-te a ti próprio. É importante para a tua saúde mental e bem-estar que tenhas amor-próprio na vida!
Aprender a gostar de quem somos não acontece por acaso, também requer trabalho da nossa parte - por isso, arranje tempo todos os dias para um pouco de carinho, quer seja tirando cinco minutos para dar um pouco de amor a si próprio ou fazendo algo que sabe que o fará sentir-se bem.
Por que não começar o dia com um pouco de amor-próprio, olhando-se ao espelho e dizendo o quanto você é fantástico? Pode parecer tolice, mas funciona mesmo!
Não precisa da aprovação de mais ninguém, por isso, porquê esperar por alguém que talvez nunca a possa dar?
Comece por gostar de como está agora e de como será sempre suficientemente bom. É assim que aprendemos a aceitar-nos a nós próprios!
Merece esse tipo de amor da sua parte - por isso, vá em frente e dê ao seu melhor amigo um banho de afeto durante apenas cinco minutos por dia, todos os dias.
8) Dê tempo a si próprio
Vai ser difícil.
Descobrir como se aceitar a si próprio não é canja, por isso vai haver dias em que vai parecer que o mundo está contra si. Não faz mal!
Demorará algum tempo, mas acabará por descobrir que esse dia se transformará em todos os dias e, em pouco tempo, VOCÊ é a forma como sabe aceitar-se a si próprio. Será difícil, mas não é impossível - e como pode aprender a aceitar-se a si próprio se não tentar?
9) Tomar as suas próprias decisões.
É assim que se aprende a aceitar-se a si próprio, deixando de lado o que os outros esperam de si e decidindo por si próprio como viver a vida que VOCÊ quer! Decida agora como vai viver a vida - porque só depende de SI.
Se alguém não gosta da forma como estamos a viver a nossa vida, como é que está a ser capaz de se aceitar a si próprio?
Ninguém vai viver da forma que queremos, a não ser nós próprios - por isso, como podemos aprender a aceitar-nos a nós próprios se não formos nós a fazê-lo?
10. arranjar tempo e espaço para SI.
Merece a liberdade de ser um indivíduo num mundo onde a conformidade parece ser a única opção.
Como é que se pode aprender a aceitar-se a si próprio se não se tem tempo para si?
Vai precisar de algum espaço em relação às outras pessoas, por isso vá em frente e crie a sua própria bolha onde ninguém tem qualquer poder sobre a forma como se aceita a si próprio, a não ser VOCÊ!
Dê a si próprio uma boa dose de tempo sozinho todos os dias e será fácil aceitar-se a si próprio!
11) Aprender a perdoar-se a si próprio.
É assim que aprendemos a aceitar-nos a nós próprios. É tempo de nos amarmos a nós próprios e de nos perdoarmos!
Aprender a perdoarmo-nos a nós próprios é uma coisa difícil, mas tem tantos benefícios, quer sejam mentais ou físicos - porque de que outra forma é que vamos avançar na vida? O perdão vai ajudar-nos a curar internamente, o que significa que avançar com a forma de nos aceitarmos a nós próprios será fácil!
É tempo de amor-próprio e de perdão - por isso, que tal perdoar-se a si próprio agora mesmo?
Faça-o. E volte a fazê-lo amanhã, no dia seguinte, até que não haja mais culpa a pairar sobre a forma de se aceitar. O perdão é uma coisa maravilhosa que tornará a forma de se aceitar muito mais fácil.
Considerações finais
Aprender a aceitar-se a si próprio não é apenas uma viagem, mas também um processo contínuo, que requer tempo e paciência, mas que, no final, vale bem a pena.
Se estiver disposto a trabalhar, podemos guiá-lo neste longo mas gratificante caminho de auto-descoberta que o aproximará do seu verdadeiro potencial como indivíduo.