11 maneiras de abraçar a simplicidade na vida

Para algumas pessoas, isso pode significar possuir várias mansões, mas a investigação tem demonstrado repetidamente que as coisas materiais não nos fazem verdadeiramente felizes.

Embora ser rico seja glorificado na sociedade atual, uma vida simples permite que as pessoas se concentrem no que realmente importa.

Com um pouco de atenção, qualquer pessoa pode abraçar plenamente a simplicidade da vida para encontrar a sua felicidade.

Como viver uma vida de simplicidade

Uma definição padrão de alguém que vive uma vida simples é aquela que aplica uma abordagem de menos é mais em quase todos os aspectos.

Isso significa abandonar os ideais consumistas, um sentido radical de amor-próprio e uma apreciação de uma vida lenta.

Uma vida de simplicidade prefere refeições caseiras a fast food e uma manhã de domingo confortável a uma sexta-feira à noite agitada.

Continue a ler para descobrir formas de aumentar dez vezes a sua paz de espírito.

11 maneiras de adotar a simplicidade na vida

1. começar um diário de gratidão

Um ótimo ponto de partida para começar a ser feliz com a vida sem todos os sinos e assobios é escrever todos os dias aquilo por que está grato.

Existem muitos guias sobre como manter um diário de gratidão, mas, na verdade, cabe-lhe a si decidir como o quer fazer.

Para começar, deve acordar de manhã (ou seja, antes de ir ao Instagram) e escrever cinco coisas pelas quais está grato. Pode ser qualquer coisa!

2. experimentar a meditação

Uma das ferramentas mais poderosas para alcançar a simplicidade na vida é a meditação.

A meditação é uma prática antiga que é muito mais do que repetir uma palavra incessantemente.

O ato em si permite que as pessoas se concentrem na tarefa que têm em mãos, quer se trate de repetir uma palavra ou de sentir cada parte do seu corpo.

O simples facto de estar fisicamente sentado faz com que abrande e impeça a sua mente de vaguear.

3) Procurar a qualidade em vez da quantidade

Não é segredo que a sociedade está a mudar para produzir tudo rapidamente. A moda rápida e a comida rápida são produtos básicos em muitos lares.

Uma parte de uma vida simples rejeita estas ideias dominantes e opta por comprar artigos de qualidade.

Ao comprar coisas que são importantes e duram algum tempo, reduz as despesas em geral.

4. arrumar a casa

O minimalismo como um todo é diferente de uma vida simples.

A primeira filosofia sugere que se viva com o mínimo necessário, ao passo que a filosofia da simplicidade diz que se deve possuir coisas que se apreciam.

Imaginar a sua vida da forma mais ideal e depois aplicá-la na organização da sua casa é uma óptima forma de o fazer. Tente doar livros e roupas velhas.

Todas as semanas, dedique algum tempo a fazer um balanço das coisas que tem em casa e que apenas contribuem para a desordem sem qualquer valor.

5) Ter tempo para abrandar

Tal como ser rico, estar ocupado é visto como melhor, mas a verdade é que a mente precisa de tempo para relaxar para estar no seu melhor.

É tão importante reservar um pedaço de tempo todos os dias para relaxar. Tome aquele banho de espuma!

Ser consciente do seu tempo em vez de estar sempre ocupado ajudá-lo-á a recarregar energias e a divertir-se com coisas simples de que gosta.

6. oferecer o seu tempo aos outros

Fazer alguém feliz é um dos maiores prazeres da vida, sem qualquer custo!

Quando nos envolvemos numa atividade como brincar com as crianças no abrigo dos sem-abrigo ou conviver com os que estão num lar de idosos, isso faz com que o dia deles seja melhor.

Não há melhor sensação do que saber que se fez a diferença na vida de alguém. É algo pequeno que pode ser extremamente gratificante.

7) Definir os seus valores

Sem nos apercebermos, é fácil ter o dia consumido por actividades que não são importantes.

Se dedicar algum tempo a definir exatamente o que é importante para si (família, educação, amigos), será mais fácil concentrar-se nisso.

Os terapeutas cognitivo-comportamentais pedem aos seus pacientes que escrevam fisicamente o que consideram importante na vida e, em seguida, enumeram as actividades que apoiam esses valores.

Se achar que o que está a fazer não o está a aproximar dos seus objectivos, desfaça-se dele.

8) Não faça reservas duplas

Apreciar a simplicidade da vida significa manter a sua agenda simples.

Se acumular demasiadas coisas no seu dia, ficará stressado e provavelmente menos produtivo.

Dê prioridade às tarefas mais importantes do seu dia, que são necessárias e contribuem para os seus valores, para evitar o esgotamento.

9. libertar o medo de perder

É fácil concordar com planos quando se pensa que se vai arrepender da decisão no futuro.

Na realidade, tudo o que não tem de fazer e não quer fazer a 100% não tem importância.

Liberte a culpa de escolher uma noite de leitura aconchegante em vez de uma festa selvagem.

10. reduzir o tempo de antena parabólica

A mente humana adora a gratificação instantânea. São esses pequenos lampejos de dopamina constante que nos mantêm viciados nas redes sociais durante horas.

A não ser que seja um gestor de redes sociais ou um espetador profissional de televisão, é provável que esteja a passar demasiado tempo em aparelhos electrónicos.

Apostar em passatempos que sejam produtivos e o façam feliz permitir-lhe-á desfrutar da simplicidade da vida.

11. passar tempo na natureza

Existe uma prática japonesa que se traduz em banhos na floresta. A ideia subjacente é que passar algum tempo na natureza permite limpar a mente e sentir-se em paz.

Dar um simples passeio ou um mergulho em água salgada é outra atividade simples que pode, em geral, conduzir a uma maior felicidade.

A beleza da simplicidade

A simplicidade na vida pode ser bela porque nos impede de pensar demasiado e de gastar demasiado.

Ao entregar-se ao simples prazer das coisas básicas que o fazem feliz, poderá ser o seu verdadeiro e autêntico eu, sem desordem mental e física.

Os críticos podem considerar isto aborrecido, mas quando se retira a camada superficial da existência, esta deixa a sua verdadeira estrutura: as coisas que consideramos mais importantes.

Isso não significa nunca mais comprar nada e livrar-se do seu carro; no entanto, para apreciar a simplicidade da vida, terá de gastar dinheiro e tempo com as necessidades.

Uma vida simples é uma vida plena. Partilhe a sua opinião nos comentários abaixo:

Rolar para o topo