A partir do momento em que nascemos, somos impelidos para um ciclo de crescimento contínuo; quer seja físico, emocional ou psicológico, somos seres em constante evolução.
Embora, inicialmente, o nosso crescimento e aprendizagem provenham de factores externos, como os nossos pais, professores, colegas ou o tipo de bairro onde crescemos, acabamos por chegar a um ponto de autorreflexão e de perceção da pessoa que somos e de quão perto ela reflecte a pessoa que queremos ser.
Se estas duas imagens não se não houver uma boa correspondência, talvez seja altura de se auto-reinventar.
Reinventar-se não é certamente uma coisa má, mas sim uma oportunidade de crescimento, de mudança e de abertura de portas que nunca pensou ser possível.
Há algumas razões para querer reinventar-se: talvez uma série de azares tenha surgido no seu caminho e sinta que atingiu o fundo do poço, ou quase.
Talvez tenha caído num ciclo de maus hábitos e não esteja satisfeito com a pessoa em que se tornou, ou talvez tenha vivido a vida em controlo de cruzeiro durante demasiado tempo e sinta que está na altura de recuperar o comando para se tornar a melhor versão de si!
Seja qual for a razão para se recriar, continue a ler para descobrir exatamente o que é uma reinvenção de vida!
O que significa reinventar-se a si próprio
Então, o que significa exatamente reinventar-se?
Significa mudar aspectos de quem somos e da forma como gastamos o nosso tempo para nos tornarmos alguém que está mais de acordo com o que queremos ser como pessoa.
Tirar algum tempo para se ver como realmente é agora, no ponto A, no momento presente. Avaliar até que ponto está satisfeito com a vida, as suas relações, a sua carreira, o seu ambiente e identificar os factores que o estão a impedir.
Significa olhar para o futuro e imaginar como quer que a sua vida seja, quais são os seus objectivos finais, onde está o seu ponto B.
A capacidade de ser honesto consigo próprio ajudará muito a atingir os objectivos de reinvenção da vida que deseja.
A necessidade de auto-reinvenção pode surgir muitas vezes ao longo da vida e, em cada uma dessas ocasiões, há passos que podem ser dados para o ajudar na transição para a próxima versão de si próprio.
10 passos para se reinventar
1) Pergunte a si próprio: Quem quer tornar-se?
O primeiro passo para se reinventar começa com a pergunta: "Em quem se quer tornar?
É uma boa ideia visualizar o que quer mudar em si por dentro e por fora. Uma vez que tenha uma visão, é um grande motivador e um lembrete constante de porquê que quer mudar.
2) Concentre-se na sua saúde
Embora todos devam concentrar-se na prática de bons hábitos de fitness e de alimentação, esta é uma obrigação para se tornar uma pessoa melhor.
O exercício físico constante permite-lhe desestressar, ter uma melhor aparência e sentir-se melhor em geral. Juntamente com beber muita água e fazer escolhas mais saudáveis na sua dieta, terá muito mais energia para atingir os seus objectivos!
Isto ajudá-lo-á muito na sua viagem de reinvenção!
3. seja honesto consigo próprio
A mudança exige que sejamos honestos connosco próprios e que nos questionemos sobre os nossos hábitos e escolhas.
É natural que as pessoas queiram fingir que o que estão a fazer não está a acontecer.
É por isso que é importante reconhecer as suas acções e assumir a responsabilidade por elas. Só então poderá mudar verdadeiramente.
4. escrever um diário e meditar
Manter um diário para escrever os seus pensamentos e meditar são óptimas formas de entrar em sintonia consigo próprio.
O registo em diário permite-lhe olhar para trás passado algum tempo e ver que os seus sentimentos eram válidos.
Quer escreva fisicamente num diário, escreva na sua aplicação "Notas" ou grave memorandos de voz - registe os seus pensamentos!
A meditação é algo que requer prática.
Sentar-se sozinho em silêncio, mesmo que por apenas alguns minutos, pode trazer alguma clareza mental à sua vida. É suposto deixar os pensamentos irem e virem.
Pode sentir alguns pensamentos desconfortáveis durante este processo - tem de regressar sempre ao centro e à paz.
5) Organizar a sua vida fisicamente
Reinventar-se significa eliminar tudo o que não está de acordo com o seu novo "eu".
Começar pelos objectos físicos pode ter um grande impacto no seu bem-estar. Analise todos os seus bens.
Não gosta do seu hábito de acumular objectos que nunca usa ou de comprar roupas da moda que nunca usa? Chegou a altura de quebrar esses hábitos e começar de novo.
6) Limpar a bagagem emocional
Depois de eliminar a desarrumação física, é altura de lidar com a bagagem emocional. A bagagem emocional pode ser difícil de lidar.
Pode estar a lidar com traumas ou formas de pensar pouco saudáveis sem sequer se aperceber.
É por isso que pode ser uma boa ideia procurar e falar com um profissional para obter alguma informação.
Também não faz mal falar com um profissional, na medida em que ele tem uma perspetiva externa e não tem qualquer preconceito em relação à sua vida!
Para além de falar com um profissional, é fundamental fazer alguma introspeção e reconhecer o que o desencadeia emocionalmente e o que provoca hábitos de que não gosta em si.
Depois de reconhecer estas coisas, elabore um plano para mudar estes hábitos de forma saudável.
7) Construa a sua estética
Ter uma espécie de estética para si próprio ajudá-lo-á a visualizar quem se quer tornar.
Quer pretenda ser mais minimalista, tentar adicionar pops de néon à sua vida quotidiana ou querer que a sua casa tenha um toque mais boémio, tudo isto se aplica à sua estética geral.
Para criar a sua estética pessoal, pode ser útil criar um quadro de visão, ou até mesmo um quadro do Pinterest com imagens que estejam de acordo com aquilo em que se quer tornar.
A sua análise pode inspirá-lo e motivá-lo na sua viagem de reinvenção!
8) Não tenha medo de se exprimir
Reinventar-se é uma questão de expressão! Chegou o momento de manifestar o que e quem quer ser.
FAZER o que o novo tu faria. VESTIR como o novo tu faria.
Ceder ao que realmente quer é uma experiência libertadora e, quando o fizer, saberá imediatamente se está de acordo com o que quer ser.
9) Rodeie-se das pessoas certas
Há um ditado que diz: "Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive". Olhe para as pessoas com quem convive.
Estão de acordo com os seus valores?
Repara em alguém que seja tóxico para a sua vida?
Se alguém é tóxico e não está de acordo com o que você quer ser, comece por lhe dizer como se está a reinventar.
Quem gosta verdadeiramente de si compreenderá e tentará reparar a sua relação. Quem o ataca tem de ir embora.
Cortar as pessoas pode ser difícil, mas, a longo prazo, será melhor para si!
10. encontrar um mentor
Há alguém na sua vida que admira? Peça-lhe que seja o seu mentor.
Muitas pessoas sentir-se-ão lisonjeadas por isso, e ter esta orientação pode responsabilizá-lo na sua viagem. Também lhe permite obter uma perspetiva externa sobre esta viagem.
Considerações finais
A auto-reinvenção não é uma tarefa fácil, mas pode ser feita em qualquer idade e em qualquer altura da vida. Se não estiver satisfeito com a forma como está a viver, lembre-se de que tem o controlo do seu próprio percurso. É a sua história que tem de escrever.
Recriar-se a si próprio requer coragem, determinação e consistência e as mudanças que resultam desta viagem de transformação ajudá-lo-ão a crescer e a aproximar-se da pessoa que deseja ser.