10 maneiras de deixar de viver com medo (de uma vez por todas)

O medo é algo com que muitas pessoas vivem todos os dias. Pode ser difícil livrar-se da sensação de que há coisas na vida sobre as quais não se tem controlo. A boa notícia é que viver com medo não precisa de ser a sua realidade.

Nesta publicação do blogue, vamos explorar 10 maneiras de deixar de viver com medo.

O que significa viver com medo

Viver com medo significa viver num estado de tensão e apreensão constantes, viver constantemente ansioso em relação a eventualidades futuras.

Viver assim significa viver com o medo constante de que algo de mau possa acontecer. Ao viver assim, é provável que muitas pequenas coisas acabem por adquirir uma seriedade que não merecem em comparação com a grande coisa que assombra os seus pensamentos.

A boa notícia é que viver com medo pode ser desaprendido se tomar medidas para o fazer. Basta respirar fundo e perceber que tem opções.

10 maneiras de deixar de viver com medo

1. analisar a sua situação atual

O primeiro passo para viver sem medo é ser capaz de avaliar honestamente a sua situação atual. Pense no ponto em que se encontra na vida e no que se passa à sua volta neste momento.

Quando se vive com medo, pode ser difícil ver as coisas com clareza devido a toda a energia emocional que turva a mente. Reserve alguns minutos para pensar no que já tem de bom.

2) Ver o panorama geral

Quando conseguir avaliar a sua situação atual, é altura de olhar para o panorama geral, o que significa dar um passo atrás e pensar no que realmente importa na vida: coisas como a família, os amigos e a realização pessoal.

Quando vivemos com medo, os nossos pensamentos centram-se frequentemente em acontecimentos negativos que podem ocorrer. Mas viver com medo não nos ajuda a estar preparados para esse acontecimento negativo quando ele ocorrer. Em vez disso, viver uma vida de gratidão e positividade é o que mais nos ajuda!

3. manter as coisas em perspetiva

Quando se vive com medo, pode ser fácil exagerar a importância de algo negativo que possa acontecer. Em vez disso, faça o seu melhor para manter as coisas em perspetiva e lembre-se do que já tem a seu favor.

Se há algo importante que precisa de atenção neste momento, encontre uma forma de lidar com isso de forma positiva em vez de viver a vida com medo.

4. desafiar os seus pensamentos negativos

Pode haver alturas em que viver com medo nos leva a ter certos pensamentos que, de outra forma, não teríamos.

Se for esse o caso, pode sempre desafiar esses pensamentos negativos e substituí-los por afirmações mais positivas! Isto pode exigir alguma prática no início, mas vale bem a pena para viver uma vida mais feliz e sem medo.

5. tomar medidas

Se viver com medo está a fazer com que se sinta preso na sua situação atual, está na altura de agir! Em vez de ficar sentado à espera que as coisas mudem por si próprias, faça alguma coisa para resolver a situação.

Mesmo que esse "algo" dure pouco tempo ou não pareça que vá resultar inicialmente, viver uma vida de ação é uma forma segura de viver sem medo!

6. ver os desafios como uma lição

Em vez de viver com medo quando acontecem coisas negativas, olhe para elas de uma outra perspetiva. Pode perguntar a si próprio qual é essa lição e depois tomar medidas para a aprender.

Quando deixamos o medo controlar os nossos pensamentos, é fácil ver a negatividade como algo que será para sempre.

7) Liberte-se do que não lhe serve

Muitas pessoas que vivem com medo têm medo de esquecer coisas negativas que aconteceram ou continuam a acontecer. Agarram-se a essas experiências como se isso as ajudasse a ultrapassar o medo, mas na verdade não há nada a ganhar com isso.

Em vez disso, faça o seu melhor para ver o lado positivo e depois liberte-se do que não lhe serve para viver a sua melhor vida.

8) Aprender a seguir em frente

Por vezes, viver com medo é causado por uma experiência passada que continua a afetar o nosso futuro, o que pode fazer com que nos sintamos presos e incapazes de avançar com a vida. Se isto se parece consigo, está na altura de deixar o passado para trás.

Dedique algum tempo à autorreflexão e encontre formas de se curar do que aconteceu para se poder concentrar em viver a sua melhor vida agora.

9) Encontre o seu poder interior

Quando se vive com medo, pode ser fácil esquecer que tem o poder dentro de si para ultrapassar os seus medos. Procure formas de assumir o controlo do que está a acontecer para deixar de se sentir uma vítima.

Não se trata de viver de forma egoísta ou de se tornar uma ilha para si próprio, mas simplesmente de voltar a tomar conta da sua vida e viver o melhor possível.

10) Reconhecer os seus pontos fortes pessoais

Se está a viver com medo, é altura de dar um passo atrás e reconhecer todas as coisas positivas que fazem de si quem é.

Em vez de viver com medo, use isso em seu benefício e faça um plano para viver a melhor vida possível.

Considerações finais

Quando nos libertamos do medo, é um alívio para nós próprios e para os que nos rodeiam. Podemos todos trabalhar em conjunto para viver sem a preocupação que advém de viver com medo, porque nada mudará enquanto não o fizermos.

Se está à procura de uma forma de ultrapassar o seu medo, experimente estas 10 dicas e veja se funcionam. Poderá ficar surpreendido com o quão melhor a vida se pode sentir quando toma medidas em vez de ficar sentado à espera de viver no futuro.

Rolar para o topo