É bastante fácil ficar sobrecarregado com muitas coisas na vida, especialmente quando se está a lutar com muito stress e ansiedade ultimamente.
Pode estar sobrecarregado com demasiado trabalho, com o equilíbrio de todos os aspectos da sua vida ou com outras questões pessoais importantes.
Seja o que for, sentir-se sobrecarregado é uma parte normal da vida que toda a gente tende a sentir.
Não se pode evitar sentir-se sobrecarregado, pois é normal, mas o que se pode fazer é encontrar formas de o ajudar a lidar com esse sentimento. Neste artigo, vamos falar sobre tudo o que precisa de saber sobre sentir-se sobrecarregado.
O que significa sentir-se sobrecarregado
Estar sobrecarregado significa que não consegue funcionar corretamente porque está a sentir várias outras emoções no processo.
Quando sentimos isto, a nossa mente e as nossas emoções entram em pausa porque não conseguimos processar as coisas como normalmente fazemos.
É por isso que é frequente ouvirmos pessoas ansiosas a ficarem sobrecarregadas, porque quando sentimos diferentes variedades de emoções intensas ao mesmo tempo, não sabemos como reagir e qual a emoção a que devemos dar prioridade.
Sentir-se sobrecarregado pode ser desencadeado por vários factores, quer se trate de traumas, situações difíceis, stress ou outro fator completamente diferente.
Quando se está sobrecarregado, até mesmo respirar corretamente pode ser um desafio, uma vez que cada tipo de emoção é o que se sente atualmente.
Quando alguém sente isto, pode perturbar as suas actividades diárias e a sua rotina de forma eficaz até que seja capaz de processar as suas emoções a um nível normal novamente.
10 coisas para fazer quando se está a sentir sobrecarregado
1. deixar de fazer tudo ao mesmo tempo
Como já foi referido, é difícil fazer o que quer que seja quando nos sentimos sobrecarregados, pelo que temos de ser brandos connosco próprios - mental, emocional e fisicamente.
Não faça nada e deixe-se concentrar apenas na respiração.
Isto pode significar fazer uma pausa no trabalho, no telemóvel, em tudo o que exija um pouco da sua energia.
2. falar com um amigo
Nada liberta melhor todas as emoções confusas do que desabafar com alguém em quem se confia.
Telefone a um amigo ou envie-lhe uma mensagem de texto e fale com ele sobre o que está a sentir.
Libertar o que sente no sentido verbal ajudá-lo-á a obter mais clareza e calma com a sua saúde mental e emocional.
Escolha aquele amigo a quem confia mais a sua vulnerabilidade e fale com ele.
3. pedir ajuda
Esta é provavelmente a última coisa em que pensa quando se sente sobrecarregado, especialmente quando é causado por tarefas de trabalho ou algo pesado em particular.
O fardo será mais leve se pedir ajuda a alguém para fazer a tarefa em vez de a fazer sozinho.
Não há nada de errado em pedir ajuda. Apesar do equívoco, não nos torna mais fracos quando pedimos ajuda numa determinada tarefa.
4. dividir as suas tarefas
Este ponto em particular é mais específico para aqueles que estão sobrecarregados por causa de tantas tarefas a fazer num determinado período.
Se for esse o caso, deve dividir as suas tarefas em tarefas mais pequenas, que seja mais capaz de gerir.
Ver uma tarefa enorme pode ser muito difícil e, normalmente, leva-o a não a realizar.
Dividir as tarefas é a melhor estratégia para se sentir menos sobrecarregado.
5. organizar a casa
Se se sentir sobrecarregado e estiver em casa, fazer tarefas pode ajudá-lo a gerir as suas emoções.
Em vez de ficar parado, fazer tarefas permite-lhe manter-se ocupado em vez de se concentrar no emaranhado das suas emoções.
Enquanto tenta processar e gerir tudo o que está a sentir, fazer tarefas domésticas pode ser a pausa de que precisa para os seus pensamentos.
6) Mexer o corpo
Tal como referido no ponto anterior, ficar quieto é a última coisa que deve fazer quando se sente sobrecarregado de emoções.
Quer se trate de ir ao ginásio, correr, andar de bicicleta ou até mesmo de um simples ioga, certifique-se de que movimenta o seu corpo quando se sentir sobrecarregado com as suas emoções.
É uma óptima maneira de sair da sua cabeça e ganhar a clareza necessária para pensar com clareza.
7. perceber que as suas emoções e pensamentos não reflectem a sua vida
É fácil pensar que estar sobrecarregado é um reflexo de uma vida má, mas este sentimento é temporário e acabará por passar.
Entretanto, não seja tão duro consigo próprio ao associar as suas emoções e pensamentos à sua autoestima.
O facto de se sentir sobrecarregado não significa que a sua vida se esteja a desmoronar por completo. Em vez disso, deixe que o sentimento passe e procure a certeza de que acabará por ficar bem.
8) Aprender com os seus anteriores mecanismos de sobrevivência
Reflicta sobre as vezes anteriores em que se sentiu sobrecarregado e analise como conseguiu lidar com a situação.
Quais foram as actividades que realizaram?
O que sentiste e como conseguiste lidar com a situação?
Quanto tempo é que esta sensação dura normalmente?
São perguntas como estas que o ajudarão a lidar com as suas emoções actuais.
9) Tente manter a sua mente ocupada
Quando não consegue encontrar energia para fazer nada com as actividades mencionadas acima, é quando precisa de fazer alguma coisa, mesmo que seja apenas o mais básico como levantar-se e andar.
Quanto mais ficar parado, pior se sentirá em relação a tudo.
10. ler um livro
Ler as palavras de outra pessoa pode desviar o que quer que seja que esteja a sentir e pode até ajudá-lo a ter uma ideia do que fazer se estiver a ler um livro de autoajuda.
É uma óptima forma de lidar com as suas emoções quando se sente perdido em relação ao que fazer com elas.
Considerações finais
A última coisa que alguém quer é sentir-se sobrecarregado ao ponto de estar a sentir todas as emoções que existem simultaneamente.
A regra principal que deve ter em mente quando se sente assim é evitar ficar a pensar nos seus pensamentos e emoções.
Por mais fácil que seja, não acredite nos seus pensamentos negativos, pois isso irá encorajar um comportamento auto-sabotador da sua parte.
Os seus pensamentos e emoções avassaladores não são o seu reflexo e, quando se aperceber disso, será mais fácil aceitar tê-los ocasionalmente.