Nem toda a gente tem a sorte de andar na vida e saber o que quer e o que lhe dá um sentido de objetivo e realização.
Há quem esteja a meio da vida sem saber o que quer e o que fazer e essa é uma das piores sensações do mundo.
A vida nem sempre se desenrola da forma que planeámos, pois acontecem coisas que estão fora do nosso controlo.
Neste artigo, vamos falar sobre as 10 coisas a fazer quando não se sabe o que fazer.
10 coisas para fazer quando não se sabe o que fazer
Aviso Legal: A lista abaixo pode conter links de afiliados, eu só recomendo produtos que eu uso e adoro, sem nenhum custo para você.
1. ter calma consigo próprio
Pressionar-se para ter todas as respostas não o levará a ter uma epifania sobre o que fazer.
Pare de se dar expectativas irrealistas que só causarão a espiral descendente da sua vida, mas, em vez disso, vá com calma e perceba que acabará por lá chegar.
Por muito cliché que esta frase possa ser, a vida tem realmente muitos mistérios e muitos deles não são algo que possamos prever.
Pressionar-se a si próprio não fará mais do que fazer exatamente o contrário para encontrar as respostas, pois nunca se dá conta de quanta pressão o pode esgotar.
Crie a sua transformação pessoal com a Mindvalley hoje Saiba mais Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.2) Aceitar o desconforto
A vida é feita de coisas desconfortáveis, especialmente quando as coisas não correm como pensávamos ou quando as coisas que pensávamos poder controlar não se revelam assim.
Para viver uma vida cheia de objectivos e realização, o desconforto é algo com que terá de se conformar.
Se uma vida feliz e bem sucedida fosse assim tão fácil, nem toda a gente estaria confusa sobre o que fazer a dada altura das suas vidas - mas não é esse o caso.
3. perceber que não se está sozinho
Mesmo que possa parecer que sim, deve perceber que não é o único a sentir-se assim.
Como já foi referido, muitos de nós sentimos isto a dada altura das nossas vidas, quer seja na casa dos 20 anos ou noutra altura qualquer.
Encontre a certeza de que não é o único a experimentar este sentimento devastador na sua vida e que ele acabará por passar, de uma forma ou de outra.
Hás-de descobrir, mas até lá, não deves sentir que tens de carregar este fardo sozinho.
BetterHelp - O apoio de que precisa hojeSe precisar de apoio e ferramentas adicionais de um terapeuta licenciado, recomendo o patrocinador do MMS, BetterHelp, uma plataforma de terapia online que é flexível e acessível. Comece hoje mesmo e ganhe 10% de desconto no seu primeiro mês de terapia.
SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.4. ir com a corrente
Sei que, normalmente, este não é um grande conselho, mas, neste caso, pode ser útil seguir o fluxo.
Isto significa que, independentemente do que acontece na vida, temos de acompanhar essas mudanças, mesmo quando não é a coisa mais fácil de fazer.
Há certos aspectos da vida que nunca podemos controlar, por isso, em vez de nos stressarmos a tentar controlar todos os resultados do nosso brilho, aceitemos o que a vida nos dá.
A vida é imprevisível e as coisas nem sempre correm a nosso favor.
5. deixar de procrastinar
Muitas vezes, não sabemos o que fazer na vida porque ficamos sobrecarregados com vários prazos, todos ao mesmo tempo.
Se tem tendência para procrastinar, esta pode ser a razão pela qual se sente confuso quanto à sua direção geral na vida.
Quando lhe for pedido um prazo, evite fazê-lo à última hora e faça-o imediatamente.
Isto também se aplica a quem procrastina sonhos e objectivos e tem uma mentalidade do tipo "é agora ou nunca".
6) Fazer a si próprio as perguntas certas
Podemos sentir-nos confusos e perdidos na vida quando não fazemos a nós próprios a pergunta certa que nos pode levar na direção certa.
Sem se interiorizar e refletir sobre as questões certas, nunca se encontrará no caminho certo.
Faça perguntas como quais são as suas paixões ou como é a sua vida ideal ou quais as actividades que lhe dão mais sentido à vida.
Estes são apenas exemplos, mas há uma grande quantidade de perguntas que o ajudarão a encontrar a sua resposta.
Meditação facilitada com o HeadspaceDesfrute de uma avaliação gratuita de 14 dias abaixo.
SAIBA MAIS Ganhamos uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.7. ajudar alguém
Se estiver verdadeiramente perdido na vida, concentrar-se em alguém e ajudá-lo com o seu bom coração pode fazer maravilhas.
Isto pode até desencadear uma faísca em si que o motive a encontrar o seu objetivo e pode nem sequer se aperceber que queria estar numa indústria mais centrada em ajudar os outros do que a si próprio.
8. socializar
Aumentar a sua rede de contactos, conhecer novas pessoas e estabelecer ligações com outras pessoas pode desencadear uma faísca em si quando os outros partilham de bom grado as suas ideias e histórias sobre como obtiveram a resposta de saber o que fazer.
Isto pode inspirá-lo e motivá-lo na direção certa, especialmente quando se sente particularmente bloqueado na vida.
9) Dizer sim às oportunidades
Não se pode queixar de não saber o que fazer, mas evitar dizer sim quando as oportunidades batem à sua porta, mesmo que seja por medo e ansiedade.
Os seus sonhos estão do outro lado dessa porta e tem de continuar a dizer sim, mesmo que não tenha a certeza de que é a oportunidade certa para si.
10. ser proactivo
Isto pode parecer a última coisa que quer ouvir, mas ser proactivo tem as suas vantagens, pois leva-o na direção certa.
A diferença entre as pessoas que conseguem ter a sua vida ideal e as que não conseguem é a iniciativa e a proactividade.
Permita-se fazer coisas que o levem a qualquer lado, mas a um ritmo constante, pois nunca encontrará as respostas dentro dos limites da familiaridade e do conforto.
Considerações finais
Espero que este artigo tenha sido capaz de esclarecer tudo o que precisava de saber sobre o que deve fazer quando não sabe o que fazer.
A vida é incerta, confusa e imprevisível, mas não devemos deixar que isso nos impeça de nos sentirmos um pouco perdidos na vida.
Confie que acabará por encontrar o caminho que lhe está destinado e que as respostas serão claras quando o encontrar.